ONDE ESTÁ MESMO O SUPREMO? / Where is even the "federal supreme court" of Brazil?

Autores

  • João dos Reis Silva Júnior UFSCar

Palavras-chave:

Editorial, TRF, Mídia, Trabalho, Educação,

Resumo

O título atribuído a este editorial é provocante e provocado por um texto que li em algum lugar da mídia. Eu posso tê-lo feito nas redes sociais, em algum jornal impresso, virtual, em algum site e/ou blog de alguém sobre três fatos diferentes, contudo, fortemente imbricados. Trata-se da Ação Penal 470, na maneira como o Supremo Tribunal Federal (STF) a vem conduzindo, judicialmente, neste processo, da estética da mídia brasileira, que prima pela produção de um espetáculo, ao invés de trabalhar de fato sobre e a partir, o que pode significar o que se lê e vê sobre o STF e o país, e das respectivas posições de dois ex-presidentes. A estética midiática parece primar pela forma desprendida (deliberadamente?) de um conteúdo sócio-histórico e, quando realiza este movimento, mostra seu viés político-institucional. A sociedade, em geral, digere a notícia de imediato...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João dos Reis Silva Júnior, UFSCar

Livre-Docente em Educação pela USP; Doutor em Educação pela PUCSP, com Pós-Doutorado em Economia Política da Educação pela USP e pela Universidade de Londres e em Sociologia Política pela UNICAMP; Mestre em Administração pela PUCSP; Graduado em Engenharia pela USP. Professor da UFSCar, Líder do GEPEFH/UFSCar/CNPq e um dos Coordenadores do Observatório "A Expansão da Educação Superior".

Downloads

Como Citar

SILVA JÚNIOR, J. dos R. ONDE ESTÁ MESMO O SUPREMO? / Where is even the "federal supreme court" of Brazil?. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, p. 13–16, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9288. Acesso em: 25 abr. 2024.