MUNDIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: NOTAS SOBRE ECONOMIA, PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E IMPACTOS NA SOCIEDADE CIVIL / Globalization of Higher Education: notes about economy, knowledge production and impacts on civil society

Palavras-chave: Educação Superior, Produção de Conhecimento, Mundialização do Trabalho, Higher Education, Knowledge Production, Work Globalization

Resumo

O presente artigo tem como base parte de uma ampla pesquisa realizada entre os anos de 2016 e 2019 sobre políticas de financiamento de pesquisas, produção de conhecimento e o trabalho do pesquisador no contexto da mundialização da educação superior. A investigação teve por objetivo verificar os novos paradigmas do trabalho do pesquisador diante do avançado cenário de comercialização do conhecimento produzido no âmbito global acadêmico. Neste contexto, o objeto de estudo desdobrou-se em diversos casos situacionais, sendo um deles a potência indutora de pesquisas e do trabalho científico por meio de grandes corporações mundiais enquanto questões cruciais para o desenvolvimento humano aparecem em segundo plano.

ABSTRACT

This article is based largely on research conducted between 2016 and 2019 about research funding policies, knowledge production and the researcher's work in the context of the globalization of higher education. The research aimed to verify the new paradigms of the researcher's work in the face of the advanced scenario of commercialization of knowledge produced in the global academic scope. In this context, the complex object of study unfolded in several situational cases, one of them being the inducing power of research and scientific work by large world corporations while crucial issues for human development appear in the background. For such, this text will discuss through occasional reflections based on the facts obtained, on the international economic order and on the trends of the globalized work in research.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João dos Reis Silva Júnior, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação na Escola de Engenharia de São Carlos pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Pós-Doutorado em Sociologia Política pela Unicamp (1999-2000), Pós-doutorado em Economia na USP e University of London, Livre-Docente em Educação pela USP, Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos, coordenador adjunto do projeto de pesquisa da Rede Universitas/Br "Políticas, gestão e direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção", pesquisador convidado - Mercer University (GA-US) e Professor Visitante na condição de Full Professor na Arizona State University (2014-2015), onde mantém pesquisa em andamento com Daniel Schugurenscky. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação e trabalho, reforma do estado, educação superior brasileira, politica educacional e internacionalização da educação superior brasileira no contexto das relações entre Brasil e Estados Unidos da América. Atualmente é membro do Comitê assessoramento de Educação do CNPq (CA-ED).

Everton Henrique Eleutério Fargoni, Universidade Federal de São Carlos

Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduado em Pedagogia pela UFSCar. Atualmente integra o Grupo de Estudos e Pesquisa de Economia Política da Educação e Formação Humana (GEPEFH) e é membro do eixo de pesquisa Produção do Conhecimento da Rede Universitas/BR.

Publicado
2019-12-11
Como Citar
SILVA JÚNIOR, J. DOS R.; ELEUTÉRIO FARGONI, E. H. MUNDIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: NOTAS SOBRE ECONOMIA, PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E IMPACTOS NA SOCIEDADE CIVIL / Globalization of Higher Education: notes about economy, knowledge production and impacts on civil society. Trabalho & Educação - ISSN 1516-9537 / e-ISSN 2238-037X, v. 28, n. 3, p. 35-49, 11 dez. 2019.
Seção
ARTIGOS

Most read articles by the same author(s)