A NOÇÃO DE QUALIFICAÇÃO DO TRABALHO NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADEMICA DO GT TRABALHO E EDUCAÇÃO/ANPED / The labour qualification concept in education research: an analysis of production of academic GT Labour and Education/ANPE

Autores

  • Wanderson Ferreira Alves UFG
  • Néri Emílio Soares Júnior IFGO

Palavras-chave:

Qualificação do trabalho, Trabalho docente, Trabalho e educação

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de analisar a apropriação da noção de qualificação do trabalho nos estudos e pesquisas apresentados no GT Trabalho e Educação nas Reuniões Científicas Nacionais da ANPEd no intervalo de 10 anos (2004 - 2013). No decorrer desse período foram apresentados 145 trabalhos, mas tão somente 15 podem ser descritos como trabalhos que abordam a qualificação. No conjunto desses autores, poucos são os que articulam quadros conceituais e analíticos que evidenciam a apreensão da problemática da qualificação. Ademais, os trabalhos apresentam limitações teóricas e  metodológicas importantes. O texto finaliza apontando que a área da educação muito ganharia com a melhor compreensão do que a sociologia do trabalho desenvolveu sobre esse tema e categoria de análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanderson Ferreira Alves, UFG

Doutor em Educação pela USP, Pós-doutorado em Ergologia pela Université d'Aix-Marseille. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG.

Néri Emílio Soares Júnior, IFGO

Doutorando em Educação pela UnB,Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Downloads

Publicado

2015-12-11

Como Citar

ALVES, W. F.; SOARES JÚNIOR, N. E. A NOÇÃO DE QUALIFICAÇÃO DO TRABALHO NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADEMICA DO GT TRABALHO E EDUCAÇÃO/ANPED / The labour qualification concept in education research: an analysis of production of academic GT Labour and Education/ANPE. Trabalho & Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 67–83, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9412. Acesso em: 8 mar. 2021.