EMBARAÇOS DA ATIVIDADE DE ESCRITA ACADÊMICA AO ENCONTRO DO SABER INVESTIDO | The embarrassments of the academic writing activity in meeting the invested knowledge

Autores

  • Mariana Veríssimo PucMinas
  • Jurandir Soares PucMinas

Palavras-chave:

Escrita Acadêmica, Atividade, Saber Investido, Academic Writing, Activity, Invested Knowledge

Resumo

This text aims to present the embarrassments experienced by authors at the time of writing their thesis and dissertation. The object of the studies here introduced were “the writing of college course conclusion monographs, experienced by working undergraduates” and “the mediation between invested and academic knowledge of working students from a course that is complementary to elementary education”. These were developed in the Ergology Department of Aix-Marseille University, under the guidance of Yves Schwartz. By making use of self-confrontation into invested knowledge to collect the data of the research, the authors confronted their own knowledge disinvested by the writing activity and transformed into academic knowledge. Ergology enables one to situate the notion of writing as a complex activity particular to humans. For Goody, writing promotes profound changes in societies in the same way it promotes changes in the body-self, since the one who writes is the one to experience the dramatic points of the use of the self by the self and by others, which originate from the movement between the background of the academic writing standards and the standards of the Academy itself, the infidelity of the medium and the necessities of restandardizing unique writing activities.

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Este texto tem como objetivo apresentar os embaraços vivenciados por seus autores por ocasião da escrita, respectivamente, da dissertação e da tese. Os objetos de estudo das pesquisas aqui apresentadas foram: “a atividade de escrita de monografias de conclusão de um curso superior, vivenciada por trabalhadores-universitários” e “a mediação entre saberes investidos e constituídos de trabalhadoras- estudantes de um curso de complementação do Ensino Fundamental”. Trata-se de duas pesquisas desenvolvidas no Departamento de Ergologia da Universidade de Aix-Marseille, sob orientação de Yves Schwartz. Ao fazerem uso da autoconfrontação ao saber investido para coletar os dados da pesquisa, os autores se confrontavam com seus próprios saberes desinvestidos pela atividade de escrita e transformados em saberes constituídos. A ergologia permite situar a noção de escrita como uma atividade complexa própria do humano. Para Goody, a escrita promove mudanças profundas nas sociedades, da mesma forma que essa atividade promove mudanças no corpo-si, porque aquele que escreve vivencia dramáticas do uso de si por si mesmo e pelos outros. Essas dramáticas são originárias do movimento entre as normas antecedentes da escrita, da academia e as suas próprias normas, a infidelidade do meio e as necessidades de renormatização das atividades singulares de escrita.


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Biografia do Autor

Mariana Veríssimo, PucMinas

Doutora em Filosofia pela Université Aix-Marseille. Professora Adjunta da PUC Minas no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Membro fundadora do Garimpo da Atividade de Trabalho – pesquisa e intervenção.

Jurandir Soares, PucMinas

Doutorando em Educação pela Université Louis Pasteur, Strasbourg/França, Mestre em Ergologia pela Université Aix-MArseille, Graduado em Pedagogia pela FaE/UFMG. Membro fundador do Garimpo da Atividade de Trabalho – pesquisa e intervenção, Professor da PucMinas.

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Publicado

2016-06-26

Como Citar

VERÍSSIMO, M.; SOARES, J. EMBARAÇOS DA ATIVIDADE DE ESCRITA ACADÊMICA AO ENCONTRO DO SABER INVESTIDO | The embarrassments of the academic writing activity in meeting the invested knowledge. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 25, n. 1, p. 249–265, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9478. Acesso em: 5 nov. 2024.