O SABER INVESTIDO PELA ATIVIDADE DE TRABALHO NO “CORPO-SI”: A EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DOS TRABALHADORES ESTUDANTES DE UMA INDÚSTRIA NO BRASIL / Le savoir investi para l'activité de travail dans le "corps-soi": l'expérience des travailleurs-étudiants d'...

Autores

  • Mariana Veríssimo Pucminas

Palavras-chave:

Atividade, Educação, Desconforto intelectual, Saberes contituídos, Saberes investidos, Corpo-si, Ergologia, Grupos de encontro do trabalho, Trabalho, Relação com o Saber

Resumo

A tese versa sobre a experiência de escrita de monografia de trabalhadores-estudantes. Aborda a atividade de escrita como potencializadora da fabricação de saberes que são investidos no "corpo-si" e reinvestidos na atividade pelo "corpo-si". Tem como objetivo compreender as consequências da escrita para os trabalhadores-estudantes de um curso superior sequencial e, ainda, interrogar essa experiência de escrita de monografias como atividade que potencializa os saberes investidos no corpo-si. A abordagem metodológica se baseou nos instrumentos de coleta e análise de dados desenvolvidos e utilizados pelos pesquisadores do Departamento de Ergologia e pela Ergonomia da Atividade. Trata-se da criação de "Grupos de Encontros do Trabalho-GRT", da "Instrução ao Sósia" e da "Autoconfrontação". A partir da compreensão dessas metodologias, cunhamos a Autoconfrontação ao Saber Investido. Os sujeitos da pesquisa são Trabalhadores-Gestores...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Veríssimo, Pucminas

Doutorado em Filosofia pela Aix-Marseille Université; Mestrado em Educação e Graduação em Pedagogia, ambos pela FaE/UFMG. Professora e Chefe do Departamento de Educação e Coordenadora do Curso de Pedagogia da PUC-MG.

Downloads

Publicado

2014-02-04

Como Citar

VERÍSSIMO, M. O SABER INVESTIDO PELA ATIVIDADE DE TRABALHO NO “CORPO-SI”: A EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DOS TRABALHADORES ESTUDANTES DE UMA INDÚSTRIA NO BRASIL / Le savoir investi para l’activité de travail dans le "corps-soi": l’expérience des travailleurs-étudiants d’... Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, p. 277–279, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9224. Acesso em: 8 dez. 2021.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.