O SABER INVESTIDO PELA ATIVIDADE DE TRABALHO NO “CORPO-SI”: A EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DOS TRABALHADORES ESTUDANTES DE UMA INDÚSTRIA NO BRASIL / Le savoir investi para l'activité de travail dans le "corps-soi": l'expérience des travailleurs-étudiants d'...
Palavras-chave:
Atividade, Educação, Desconforto intelectual, Saberes contituídos, Saberes investidos, Corpo-si, Ergologia, Grupos de encontro do trabalho, Trabalho, Relação com o SaberResumo
A tese versa sobre a experiência de escrita de monografia de trabalhadores-estudantes. Aborda a atividade de escrita como potencializadora da fabricação de saberes que são investidos no "corpo-si" e reinvestidos na atividade pelo "corpo-si". Tem como objetivo compreender as consequências da escrita para os trabalhadores-estudantes de um curso superior sequencial e, ainda, interrogar essa experiência de escrita de monografias como atividade que potencializa os saberes investidos no corpo-si. A abordagem metodológica se baseou nos instrumentos de coleta e análise de dados desenvolvidos e utilizados pelos pesquisadores do Departamento de Ergologia e pela Ergonomia da Atividade. Trata-se da criação de "Grupos de Encontros do Trabalho-GRT", da "Instrução ao Sósia" e da "Autoconfrontação". A partir da compreensão dessas metodologias, cunhamos a Autoconfrontação ao Saber Investido. Os sujeitos da pesquisa são Trabalhadores-Gestores...Downloads
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Publicado
2014-02-04
Como Citar
VERÍSSIMO, M. O SABER INVESTIDO PELA ATIVIDADE DE TRABALHO NO “CORPO-SI”: A EXPERIÊNCIA DE ESCRITA DOS TRABALHADORES ESTUDANTES DE UMA INDÚSTRIA NO BRASIL / Le savoir investi para l’activité de travail dans le "corps-soi": l’expérience des travailleurs-étudiants d’... Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, p. 277–279, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9224. Acesso em: 3 out. 2024.
Edição
Seção
RESUMOS