ANTONIO GRAMSCI ENTRE AS DUAS INTERNACIONAIS

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO POLÍTICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2021.29774

Palabras clave:

Gramsci, Internacionais, Formação

Resumen

Este texto tem como objetivo entender as principais influências intelectuais e políticas que incidirão sobre a personalidade do Jovem Gramsci, e que de certa maneira permanecerão e serão reformuladas no Gramsci da maturidade no cárcere fascista. Nesse sentido, foi realizado um levantamento bibliográfico amplo sobre as principais fontes (fatos e obras) com as quais Gramsci dialetizará nos contextos das Duas Internacionais. Como resultado da pesquisa, percebe-se o leque amplo de incidências que ajudaram a moldar a personalidade intelectual e política do jovem sardo e como também Gramsci se relacionara criticamente com toda aquela atmosfera rica de ideias e transformações sociais. Conceitos como Revolução Passiva, Hegemonia, Guerra de Movimento e Guerra de Posição, dentre outros, emergirão nesse confronto com o ambiente profícuo em que Gramsci estava inserido.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Herbert Glauco de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

outor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da FaE/UFMG. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da FaE/UFMG. Possui Graduação em Pedagogia pela UFMG, sendo Licenciado em Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com formação complementar em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica. Foi Professor Substituto do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais atuando nas seguintes áreas de conhecimento: Direitos Sociais, Trabalho, Educação e Cidadania; Educação e Novas Configurações do Trabalho; Movimentos Sociais, Direito à Educação e Formulação de Políticas Públicas; Política Educacional no Brasil. Atuou na área de Fundamentos da Educação: Política e Gestão Educacional como Professor Substituto na Universidade Federal de Ouro Preto durante o ano de 2014. Realiza estudos nas áreas de Filosofia da Educação, Ciência Política, Trabalho e Educação, Cinema e Educação.

Citas

AGGIO, Alberto; HENRIQUES, Luiz Sérgio. Prefácio à edição brasileira. In: AGGIO, Alberto; HENRIQUES Luiz Sérgio Henriques; VACCA, Giuseppe (Orgs.). Gramsci no seu tempo. Tradução de Luiz Sérgio Henriques. Brasília: Fundação Astrojildo Pereira; Rio de Janeiro: Contraponto, 2010.

ANDREUCCI, Franco. A difusão e a vulgarização do marxismo. In: HOBSBAWN, Eric. História do marxismo II: o marxismo na época da Segunda Internacional. Tradução de Leandro Konder e Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

DE FELICE, Franco. Introduzione. In: GRAMSCI, Antonio. Quaderno 22: Americanismo e Fordismo. Torino: Giulio Einaudi, 1978.

DI BIAGGIO, Anna. Hegemonia leninista, hegemonia gramsciana. In: AGGIO, Alberto; HENRIQUES Luiz Sérgio Henriques; VACCA, Giuseppe (Orgs.). Gramsci no seu tempo. Tradução de Luiz Sérgio Henriques. Brasília: Fundação Astrojildo Pereira; Rio de Janeiro: Contraponto, 2010.

DORE SOARES, Rosemary. Gramsci, o Estado e a escola. Ijuí: Unijuí, 2000.

FETSCHER, Irving. Bernstein e o desafio à ortodoxia. In: HOBSBAWN, Eric. História do marxismo II: o marxismo na época da Segunda Internacional. Tradução de Leandro Konder e Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

GRAMSCI, Antonio. Lettere dal carcere. Edizione elettronica dell’International Gramsci Society.

GRAMSCI, Antonio. Quaderni del carcere. Edizione critica dell’Istituto Gramsci. A cura di Valentino Gerratana. Torino: Giulio Einaudi, 1975.

GRAMSCI, Antonio. O leitor de Gramsci: escritos escolhidos entre 1916-1935 - Carlos Nelson Coutinho (Org.). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

GRUPPI, Luciano. O conceito de hegemonia em Gramsci. Rio de Janeiro: Graal, 1978.

GUALTIERI, Roberto. A análise internacional e o desenvolvimento da filosofia da práxis. In: AGGIO, Alberto; HENRIQUES Luiz Sérgio Henriques; VACCA, Giuseppe (Orgs.). Gramsci no seu tempo. Tradução de Luiz Sérgio Henriques. Brasília: Fundação Astrojildo Pereira; Rio de Janeiro: Contraponto, 2010.

KNEI-PAZ, Baruch. Trótski: revolução permanente e revolução do atraso. In: HOBSBAWN, Eric. História do marxismo V: o marxismo na época da Terceira Internacional (A Revolução de Outubro; O Austromarxismo). Tradução de Carlos Nelson Coutinho, Luiz Sérgio Henriques e Amélia Rosa Coutinho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

OLDRINI, Guido. Gramsci e Lukács, adversários do marxismo da Segunda Internacional. Crítica Marxista, São Paulo, Xamã, v.1, n.8, 1999, p.67-80.

PONS, Silvio. O grupo dirigente do PCI e a “questão russa” (1924-1926). In: AGGIO, Alberto; HENRIQUES Luiz Sérgio Henriques; VACCA, Giuseppe (Orgs.). Gramsci no seu tempo. Tradução de Luiz Sérgio Henriques. Brasília: Fundação Astrojildo Pereira; Rio de Janeiro: Contraponto, 2010.

RAPONE, Leonardo. O jovem Gramsci: cinco anos que parecem séculos 1914-1919. Tradução: Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: Contraponto; Brasília, DF: Fundação Astrojildo Pereira, 2014, 1. ed.

REIMAN, Michal. Os bolcheviques desde a guerra mundial até Outubro. In: HOBSBAWN, Eric. História do marxismo V: o marxismo na época da Terceira Internacional (A Revolução de Outubro; O Austromarxismo). Tradução de Carlos Nelson Coutinho, Luiz Sérgio Henriques e Amélia Rosa Coutinho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

STEINBERG, Hans-Josef. O partido e a formação da ortodoxia marxista. In: HOBSBAWN, Eric. História do marxismo II: o marxismo na época da Segunda Internacional. Tradução de Leandro Konder e Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

WALDENBERG, Marek. A estratégia política da social-democracia alemã. In: HOBSBAWN, Eric. História do marxismo II: o marxismo na época da Segunda Internacional. Tradução de Leandro Konder e Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

Publicado

2021-05-19

Cómo citar

SOUZA, H. G. de. ANTONIO GRAMSCI ENTRE AS DUAS INTERNACIONAIS: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO POLÍTICA. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 30, n. 1, p. 87–104, 2021. DOI: 10.35699/2238-037X.2021.29774. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/29774. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.