OS TEMPOS E ESPAÇOS DO GESTOR ESCOLAR EM FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA / School manager's time and space of formation in Distance Education

Autores/as

  • Aline Gabriele Pereira Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Formação Continuada, Educação a Distância, Gestão Escolar, Tempos e Espaços

Resumen

É reconhecida a importância da formação continuada para o trabalhador da educação e, através da Educação a Distância (EaD) a realização de tal formação sem necessidade de dispensa do trabalho tornou-se ainda mais "viável" e comum sem que, no entanto, fossem consideradas as implicações de tal formação no trabalho e na vida desses sujeitos. O Curso de Especialização em Gestão Escolar, integrante do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, instituído pelo Ministério da Educação, é um desses exemplos, ao fornecer aos gestores de escolas públicas de todo o Brasil formação continuada lato sensu a distância, e será o foco desta investigação, que busca analisar os tempos e espaços utilizados por esses gestores escolares na realização da formação. Para tanto a pesquisa foi realizada junto aos alunos egressos do curso oferecido pela UFMG nos anos de 2008 e 2010. Foram analisados os dados obtidos nos questionários de 260 sujeitos e entrevistas semiestruturadas, realizadas com 15 deles. Os dados resultantes da pesquisa estão distribuídos ao longo de três capítulos...

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Gabriele Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrado em Educação e Graduação em Pedagogia, ambos pela FaE/UFMG. Assessora pedagógica do Curso de Especialização em Gestão Escolar da FaE/UFMG.

Publicado

2014-02-04

Cómo citar

PEREIRA, A. G. OS TEMPOS E ESPAÇOS DO GESTOR ESCOLAR EM FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA / School manager’s time and space of formation in Distance Education. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, p. 281–282, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9268. Acesso em: 18 jul. 2024.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.