PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O TRABALHO DOCENTE NESSA MODALIDADE
UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-037X.2019.9869Palabras clave:
Educação a Distância, Trabalho Docente, BibliometriaResumen
O objetivo precípuo desta pesquisa é executar um estudo bibliométrico sobre a produção científica referente à Educação a Distância (EaD). Para tanto, lançou-se mão da bibliometria objetivando analisar quantitativamente os metadados das teses presentes na base elaborada pelo Grupo Horizonte da Universidade Federal de São Carlos. Essa base conta com investigações de doutorado de programas de pós-graduação em Educação brasileiros com notas 5, 6 e 7 na avaliação trienal de 2013 da CAPES. Por meio da pesquisa, identifica-se que a produção científica referente à EaD ainda representa uma parcela ínfima no universo de teses de programas de pós-graduação em Educação. Ademais, a análise das referências bibliográficas das pesquisas que versam sobre o trabalho docente na modalidade aponta dados importantes, a saber: relevância de referencial teórico que não versa especificamente sobre a temática; influência dos meios digitais nas fontes das referências utilizadas; proeminência de periódicos indexados na base SCiELO; etc.
Descargas
Citas
CAMPOS, M. Conceitos atuais em bibliometria. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, São Paulo, v. 66, p. 18-21, 2003.
Centro de Estudos Educação e Sociedade. Educação & Sociedade. 2017. Disponível em:<http://www.cedes.unicamp.br/publicacoes/20>. Acesso em: 02 nov. 2017.
GUEDES, V. L. S.; BORSCHIVER, S. Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da informação e do conhecimento, em sistemas de informação, de comunicação e de avaliação científica e tecnológica. In: Encontro Nacional de Ciências da Informação, 6., Salvador/BA, junho de 2005. Disponível em: <http://www.cinformanteriores.ufba.br/vi_anais/docs-/VaniaLSGuedes.pdf>. Acesso em: 22 out. 2017.
MATTEDI, M. A.; SPIESS, M. R. A avaliação da produtividade científica. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 24, n. 3, p. 623-643, jul.-set. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010459702017000300623&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 02 nov. 2017.
MILL, D. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas: Papirus, 2012, 304 p.
MILL, D. Gestão estratégica da educação a distância: constituição, complexidades e desafios. In: NEVES, I. de S. V.; CORRADI, W.; CASTRO, C. L. F. de (Org.). EaD: diálogos, compartilhamentos, práticas e saberes. Barbacena: Eduemg, 2016. p. 129-144.
MILL, D. Polidocência: configurações para a docência na Educação a Distância. São Carlos: Pixel, 2017. 22 p.
MILL, D; FIDALGO, F. Estudo sobre relações de trabalho em sistemas de Educação a Distância mediada por tecnologias da informação e comunicação. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, n. 11, p. 85-113, jul.-dez. 2002.
SCIELO. Scientific Electroic Library Online. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br>. Acesso em: 02 nov. 2017.
VANTI, N. A. P. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 152-162, maio-ago. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010019652002000200016&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 27 out. 2017.
VELOSO, B. G. Organização do trabalho docente na educação a distância: implicações da polidocência no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB). 2018. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.
WORDCLOUDS. WordClouds. 2017. Disponível em: <http://www.wordclouds.com>. Acesso em: 23 out. 2017.