CONCEPÇÃO POLITÉCNICA DE ENSINO: TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO TÉCNICA DA EPSJV/FIOCRUZ

Auteurs

  • Júlio César França Lima FIOCRUZ/EPSJV

Mots-clés :

Politecnia, Educação, Trabalho

Résumé

Este artigo tem por objetivo discutir a formação técnica no campo da Ciência e Tecnologia em Saúde na EPSJV/FIOCRUZ, implantado há dez anos. Discute as bases de sua organização, tendo como referência a concepção politécnica de ensino ou o trabalho como princípio educativo. Por último, aponta as perspectivas de formação dos trabalhadores em saúde, a partir da reforma educacional implantada pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), aprovada pelo parlamento brasileiro em dezembro de 1996.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Júlio César França Lima, FIOCRUZ/EPSJV

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas-RJ (1994) e doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é pesquisador associado da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional em saúde, políticas de educação e saúde, trabalhadores técnicos em saúde e trabalho em saúde.

Téléchargements

Comment citer

LIMA, J. C. F. CONCEPÇÃO POLITÉCNICA DE ENSINO: TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO TÉCNICA DA EPSJV/FIOCRUZ. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 4, p. 185–204, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9105. Acesso em: 18 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

ARTIGOS