O QUE REVELAM OS ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA TRABALHO & EDUCAÇÃO SOBRE AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL? / What do reveal the goods published in the magazine Work & Education on the formation practices in the professional education?

Autores

  • Adriane Suely Rodrigues do Nascimento UFPA
  • Ronaldo Marcos de Lima Araújo UFPA

Palavras-chave:

Educação Profissional, Práticas Formativas, Didática.

Resumo

O artigo trata das práticas formativas em educação profissional desveladas na produção da Revista Trabalho & Educação do NETE (Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação) da FAE/UFMG, a partir do estudo realizado nas publicações do período de 2000 a 2006. Buscamos desvelar qual é a didática da educação profissional e como ela tem orientado a estrutura das práticas propostas e experimentadas na formação da classe trabalhadora. Por meio da abordagem qualitativa, fizemos uma revisão bibliográfica, utilizando como fonte a publicação dos referidos periódicos, realizando a leitura e fichamentos dos artigos que tratavam mais especificamente das práticas educacionais a fim de averiguar como a literatura da área de trabalho e educação tem tratado a questão e como problematiza e define objetivos educacionais, organização curricular e métodos de ensino. A análise dos artigos estudados nos revelou que propostas e estratégias formativas em educação profissional estão ancoradas em duas abordagens educacionais historicamente antagônicas e em disputa por hegemonizar as práticas de formação: uma que, atualmente, tem sido orientada pela noção de competências, que se manifesta na formação do trabalhador pelo atendimento à lógica de mercado. E outra perspectiva crítica, em defesa de um projeto de formação que represente e valorize os anseios da classe trabalhadora, com base na ideia de politecnia, identificada nas formulações críticas e referenciada no materialismo histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriane Suely Rodrigues do Nascimento, UFPA

Licenciada em Pedagogia. Especialista em Políticas de Gestão e Financiamento da Educação. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA.

Ronaldo Marcos de Lima Araújo, UFPA

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Trabalho e Educação – GEPTE/UFPA.

Downloads

Publicado

2010-12-30

Como Citar

NASCIMENTO, A. S. R. do; ARAÚJO, R. M. de L. O QUE REVELAM OS ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA TRABALHO & EDUCAÇÃO SOBRE AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL? / What do reveal the goods published in the magazine Work & Education on the formation practices in the professional education?. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 19, n. 1, p. 53–72, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8664. Acesso em: 19 maio. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)