SOBRE A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA ONTOLOGICA
Mots-clés :
Trabalho, Educação OntologiaRésumé
Este ensaio objetiva mostrar o princípio educativo do trabalho e partir de uma análise ontológica. A exploração da categoria trabalho demonstra que este comporta sempre dois tipos de teleologias: primárias e secundárias. Aquelas ligadas à natureza; estas dirigidas ao próprio homem. Conclui-se, portanto, que o trabalho cria o mundo objetivo e subjetivo simultaneamente e, ao engendrar a subjetividade, desencadeia, no ser do trabalho, um processo educativo-formativo. Logo, constitui, em-si, princípio educativo.Téléchargements
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Comment citer
MACÁRIO, E. SOBRE A RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO NUMA PERSPECTIVA ONTOLOGICA. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 5, p. 80–97, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9149. Acesso em: 25 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
ARTIGOS