POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO DOCENTE A DISTÂNCIA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2019.9879

Palavras-chave:

Formação docente, EaD, Políticas Públicas

Resumo

Análises das políticas públicas demonstram que há um histórico de cursos de formação de professores a distância no Brasil, por iniciativa do poder público e por meio de programas governamentais. Nesse contexto, foi realizada uma pesquisa sobre formação de professores a distância, no Brasil, por meio de iniciativa pública. A pesquisa buscou conhecer políticas de formação docente e implementação de programas governamentais de educação a distância. Compreendeu estudo exploratório e descritivo, fazendo uso de análise documental e bibliográfica. Foram evidenciados modelos distintos desses programas e em nível médio e superior. Este texto pretende apresentar alguns desses programas e discutir sobre a formação docente pública e a distância. Juntamente com a discussão das resoluções nº 1 de 02 de fevereiro de 2016, da Câmara de Educação Básica e nº 1 de 11 de março de 2016, da Câmara de Educação Superior, ambas do Conselho Nacional de Educação.

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Biografia do Autor

Juliana Cordeiro Soares Branco, Universidade do Estado de Minas Gerais (UFMG)

Pós-doutora e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais e em Comunicação Social (Relações Públicas) pelo Centro Universitário Newton Paiva. É Professora da Faculdade de Educação da UEMG. 

Inajara de Salles Viana Neves, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Pós-doutora pela Universidade Aberta de Portugal, doutora em Educação pela UFMG, mestre em Educação Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos e graduada em Pedagogia pela UFMG. É Professora Adjunta do Departamento de Educação e Tecnologias DEETE da Universidade Federal de Ouro Preto.

Fernando Selmar Rocha Fidalgo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em Educação pela UFMG, Pedagogo pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professor Titular do Departamento de Administração Escolar (DAE) da FaE/UFMG. 

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Publicado

2019-02-21

Como Citar

BRANCO, J. C. S.; NEVES, I. de S. V.; FIDALGO, F. S. R. POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO DOCENTE A DISTÂNCIA NO BRASIL . Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 187–197, 2019. DOI: 10.35699/2238-037X.2019.9879. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9879. Acesso em: 20 abr. 2024.

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