“ERA IMPOSIÇÃO SEM SUPORTE”

ORGANIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-037X.2022.41563

Palavras-chave:

Professores, Saúde Mental, Trabalho, COVID-19

Resumo

Este estudo possui o objetivo de descrever e analisar as transformações provocadas pela pandemia de COVID-19 na organização e nas condições de trabalho de docentes da educação básica no Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa exploratória de metodologia mista, que contou com a participação de 686 professores. A coleta de dados foi realizada entre junho e outubro de 2021, de forma online, através de questionários e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva e à análise temática. No momento da pesquisa, 53,5% dos participantes estavam exercendo atividades parcialmente presenciais e parcialmente remotas. Os docentes declararam estar trabalhando mais (85,6%), realizando mais horas extras (79%), com algum tipo de dificuldade em planejar e executar as atividades à distância (87%) e com dificuldades na utilização de ferramentas virtuais requeridas na realização de seu trabalho (80,4%). Todavia, apenas 43,1% tiveram formação promovida pela instituição de ensino. Os dados coletados evidenciaram um contexto laboral marcado pela sobrecarga de trabalho e pelo frágil suporte institucional. Concluiu-se que são necessárias políticas públicas de atenção à saúde do trabalhador na educação básica, fortalecendo os coletivos de trabalho e as ações de suporte aos docentes.

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Biografia do Autor

Eduardo Souza Passini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduando em Psicologia pela Universidade Feevale e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista de Iniciação Científica do grupo de pesquisa em Psicologia, Subjetividade Contemporânea e Saúde Mental da Universidade Feevale e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde e Trabalho - NEST/UFRGS.

Gabriela Gomes Makewitz, Universidade Feevale

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Feevale. Bolsista de Iniciação Científica do grupo de pesquisa em Psicologia, Subjetividade Contemporânea e Saúde Mental da Universidade Feevale.

Fernanda Gomes Dias, Universidade Feevale

Graduanda em Jornalismo pela Universidade Feevale. Bolsista de Iniciação Científica do grupo de pesquisa em Psicologia, Subjetividade Contemporânea e Saúde Mental da Universidade Feevale.

Carmem Regina Giongo, Universidade Feevale

Doutora e pós doutora em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Graduada em Psicologia pela Universidade Feevale. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde e Trabalho - NEST/UFRGS e docente da graduação e pós-graduação em Psicologia na Universidade Feevale.

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Publicado

2023-01-24

Como Citar

PASSINI, E. S.; MAKEWITZ, G. G. .; DIAS, F. G.; GIONGO, C. R. “ERA IMPOSIÇÃO SEM SUPORTE”: ORGANIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 31, n. 3, p. 146–161, 2023. DOI: 10.35699/2238-037X.2022.41563. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/41563. Acesso em: 17 abr. 2024.

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ARTIGOS