Rock books: intermidialidade no discurso literário pop
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.2.35-48Palavras-chave:
rock and roll, Nick Farewell, Paulo H. Ferreira, Leila Sales, intermidialidade, discurso literário popResumo
Este trabalho tem como objetivo tecer uma breve reflexão acerca das relações intermidiáticas em narrativas contemporâneas, mais especificamente entre a literatura e a canção pop. As narrativas que resultam desse contato se inscrevem no âmbito do que Evelina Hoisel e Décio Cruz concebem como discurso literário pop, uma noção que se delineia a partir da convergência entre literatura e outras linguagens, no contexto da sociedade globalizada. Com base no conceito de intermidialidade, segundo Claus Clüver e Irina Rajewski, pretende-se compreender de que maneiras é possível tratar a presença da canção pop na narrativa contemporânea como uma trilha sonora. Para tanto, são analisadas cenas dos romances Go, de Nick Farewell, Álbum duplo: um rock romance, de Paulo Henrique Ferreira e A playlist da minha vida, de Leila Sales, em que a canção pop figura como eixo significativo, tanto no que se refere à configuração estética dos textos, quanto no que tange à representação de subjetividades.
Downloads
Referências
APPADURAI, Arjun. Modernity at large: cultural dimensions of globalization. Minnesota: University of Minnesota Press, 1996.
CLÜVER, Claus. Intermidialidade. Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes, v. 1, n. 2, p. 8-23, 2011.
CRUZ, Décio Torres. O pop: literatura, mídia e outras artes. Salvador: Quarteto, 2003.
FAREWELL, Nick. Go. São Paulo: Devir, 2010.
FERREIRA, Paulo Henrique. Álbum duplo: um rock romance. Rio de Janeiro: Record, 2013.
FOUCAULT, Michel. Ditos & escritos V: ética, sexualidade, política. Tradução de Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
HEGEN, Ivan (Org.). Rock book: contos da era da guitarra. São Paulo: Prumo, 2011.
HOISEL, Evelina. Supercaos: estilhaços da cultura em PanAmérica e Nações Unidas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
OLIVEIRA, Nelson de (Org.). Geração 90: manuscritos de computador. São Paulo: Boitempo, 2001.
RAJEWSKI, Irina. Intermidialidade, intertextualidade e 'remediação': uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. Tradução de Thais Flores Nogueira Diniz e Eliana Lourenço de Lima Reis. In: DINIZ, Thais Flores Nogueira (Org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. p. 15-45.
SALES, Leila. A playlist da minha vida. Tradução de Amanda Orlando. Rio de Janeiro: Globo, 2014. Livro digital.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Antonio Eduardo Soares Laranjeira (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).