Rock books: intermidialidade no discurso literário pop
DOI :
https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.2.35-48Mots-clés :
rock and roll, Nick Farewell, Paulo H. Ferreira, Leila Sales, intermidialidade, discurso literário popRésumé
Este trabalho tem como objetivo tecer uma breve reflexão acerca das relações intermidiáticas em narrativas contemporâneas, mais especificamente entre a literatura e a canção pop. As narrativas que resultam desse contato se inscrevem no âmbito do que Evelina Hoisel e Décio Cruz concebem como discurso literário pop, uma noção que se delineia a partir da convergência entre literatura e outras linguagens, no contexto da sociedade globalizada. Com base no conceito de intermidialidade, segundo Claus Clüver e Irina Rajewski, pretende-se compreender de que maneiras é possível tratar a presença da canção pop na narrativa contemporânea como uma trilha sonora. Para tanto, são analisadas cenas dos romances Go, de Nick Farewell, Álbum duplo: um rock romance, de Paulo Henrique Ferreira e A playlist da minha vida, de Leila Sales, em que a canção pop figura como eixo significativo, tanto no que se refere à configuração estética dos textos, quanto no que tange à representação de subjetividades.
Téléchargements
Références
APPADURAI, Arjun. Modernity at large: cultural dimensions of globalization. Minnesota: University of Minnesota Press, 1996.
CLÜVER, Claus. Intermidialidade. Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes, v. 1, n. 2, p. 8-23, 2011.
CRUZ, Décio Torres. O pop: literatura, mídia e outras artes. Salvador: Quarteto, 2003.
FAREWELL, Nick. Go. São Paulo: Devir, 2010.
FERREIRA, Paulo Henrique. Álbum duplo: um rock romance. Rio de Janeiro: Record, 2013.
FOUCAULT, Michel. Ditos & escritos V: ética, sexualidade, política. Tradução de Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
HEGEN, Ivan (Org.). Rock book: contos da era da guitarra. São Paulo: Prumo, 2011.
HOISEL, Evelina. Supercaos: estilhaços da cultura em PanAmérica e Nações Unidas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
OLIVEIRA, Nelson de (Org.). Geração 90: manuscritos de computador. São Paulo: Boitempo, 2001.
RAJEWSKI, Irina. Intermidialidade, intertextualidade e 'remediação': uma perspectiva literária sobre a intermidialidade. Tradução de Thais Flores Nogueira Diniz e Eliana Lourenço de Lima Reis. In: DINIZ, Thais Flores Nogueira (Org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. p. 15-45.
SALES, Leila. A playlist da minha vida. Tradução de Amanda Orlando. Rio de Janeiro: Globo, 2014. Livro digital.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Antonio Eduardo Soares Laranjeira (Autor) 2017
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).