Rock books: intermidialidade no discurso literário pop

Autores

  • Antonio Eduardo Soares Laranjeira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.2.35-48

Palavras-chave:

rock and roll, Nick Farewell, Paulo H. Ferreira, Leila Sales, intermidialidade, discurso literário pop

Resumo

Este trabalho tem como objetivo tecer uma breve reflexão acerca das relações intermidiáticas em narrativas contemporâneas, mais especificamente entre a literatura e a canção pop. As narrativas que resultam desse contato se inscrevem no âmbito do que Evelina Hoisel e Décio Cruz concebem como discurso literário pop, uma noção que se delineia a partir da convergência entre literatura e outras linguagens, no contexto da sociedade globalizada. Com base no conceito de intermidialidade, segundo Claus Clüver e Irina Rajewski, pretende-se compreender de que maneiras é possível tratar a presença da canção pop na narrativa contemporânea como uma trilha sonora. Para tanto, são analisadas cenas dos romances Go, de Nick Farewell, Álbum duplo: um rock romance, de Paulo Henrique Ferreira e A playlist da minha vida, de Leila Sales, em que a canção pop figura como eixo significativo, tanto no que se refere à configuração estética dos textos, quanto no que tange à representação de subjetividades.

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Biografia do Autor

Antonio Eduardo Soares Laranjeira, Universidade Federal da Bahia

Professor Adjunto III de Teoria da Literatura. Departamento de Fundamentos para o Estudo das Letras.

Referências

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Publicado

2017-10-02

Como Citar

Laranjeira, A. E. S. (2017). Rock books: intermidialidade no discurso literário pop. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 27(2), 35–48. https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.2.35-48

Edição

Seção

Dossiê – Literatura e Arte: as Fronteiras em Discussão