Vertigens do tempo: cinema, pintura, escritura

Autores

  • Artur de Vargas Giorgi Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.2.49-67

Palavras-chave:

modernidade, contemporâneo, tempo, cinema, pintura, poesia

Resumo

O ensaio propõe rearmar, numa breve genealogia, algumas proposições que, transitando entre o cinema, a pintura e a poesia, dão força a um posicionamento crítico da modernidade e da recorrência de seus pressupostos “progressistas” no mundo contemporâneo. Se certa visão da história sustenta-se na naturalização de uma suposta linearidade progressiva do tempo e da cultura, outras leituras reivindicam uma coincidência de temporalidades dissímeis: uma condição vertiginosa que diz respeito à imagem, à palavra – à escritura – e parece esvaziar qualquer consenso sobre a evolução temporal e histórica.

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Biografia do Autor

Artur de Vargas Giorgi, Universidade do Sul de Santa Catarina

Mestre em Teoria Literária e Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/CNPq). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

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Publicado

2017-10-02

Como Citar

Giorgi, A. de V. (2017). Vertigens do tempo: cinema, pintura, escritura. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 27(2), 49–67. https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.2.49-67

Edição

Seção

Dossiê – Literatura e Arte: as Fronteiras em Discussão