Vertigens do tempo: cinema, pintura, escritura
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.2.49-67Palavras-chave:
modernidade, contemporâneo, tempo, cinema, pintura, poesiaResumo
O ensaio propõe rearmar, numa breve genealogia, algumas proposições que, transitando entre o cinema, a pintura e a poesia, dão força a um posicionamento crítico da modernidade e da recorrência de seus pressupostos “progressistas” no mundo contemporâneo. Se certa visão da história sustenta-se na naturalização de uma suposta linearidade progressiva do tempo e da cultura, outras leituras reivindicam uma coincidência de temporalidades dissímeis: uma condição vertiginosa que diz respeito à imagem, à palavra – à escritura – e parece esvaziar qualquer consenso sobre a evolução temporal e histórica.
Downloads
Referências
ANÉMIC cinéma. Direção: Marcel Duchamp. Colaboração: Man Ray e Marc Allégret. França, 1926. 1 DVD (6 min.), p&b.
ANTELO, Raúl. Mas, onde fica a viagem? Confluenze. Rivista di Studi Iberoamericani, v. 4, n. 1, p. 1-14, maio 2012. Disponível em: https://confluenze.unibo.it/article/view/3079. Acesso em: 26 ago. 2017.
ANTELO, Raúl. Miró e a iminência do não-poder. Crítica Cultural, Palhoça, v. 11, n. 2, p. 187-192, jul./dez. 2016. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Critica_Cultural/issue/view/219/showToc. Acesso em: 26 ago. 2017.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 165-196.
BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (Obras escolhidas v. 1). 7. ed. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 222-232.
BRETON, André. Peixe solúvel. In: Manifestos do surrealismo. Tradução de Sérgio Pachá. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2001. p. 65-140.
CAGE, John. Silence: lectures and writings. Middletown: Wesleyan University Press, 1961.
CÂMERA olho. Direção: Dziga Vertov. [S.l.]: Continental Home Vídeo, 1924. 1 DVD (78 min.), p&b.
CHENG, François. Vacio y plenitud: el lenguaje de la pintura china. Traducción de Amelia Hernández y Juan Luis Delmont. Madrid: Siruela, 2008.
CORREA, Joaquín. Entonações da intensidade: sobre uma (última) partícula do poema em Paulo Leminski e Arturo Carrera. 2016. 314 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) – Programa de Pós-Graduação em Literatura, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
DERRIDA, Jacques. A farmácia de Platão. Tradução de Rogério Costa. 2. ed. São Paulo: Iluminuras, 1997.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Tradução de Claudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas ¿Cómo llevar el mundo a cuestas? Madrid: Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, 2011.
DOANE, Mary Ann. The emergence of cinematic time: modernity, contingency, the archive. Cambridge: Harvard University Press, 2002.
EDWARDS, Jacques [Joaquín Edwards Bello]. Metamorfosis. Santiago de Chile: Editorial Nascimento, 1979.
EMAK Bakia. Direção: Man Ray. Intérpretes: Man Ray, Kiki de Montparnasse (Alice Prin) e Jacques Rigaut. França, 1926. 1 DVD (19 min.) p&b.
FRANCHETTI, Paulo. Paulo Leminski e o haicai. In: SANDMANN, Marcelo (Org.). A pau a pedra e a fogo a pique: dez estudos sobre a obra de Paulo Leminski. Curitiba: Imprensa Oficial, 2010. p. 50-74.
FREUD, Sigmund. Obras Completas Volume 12: Introdução ao Narcisismo, Ensaios de metapsicologia e outros textos (1914-1916). Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
FREUD, Sigmund. Obras Completas Volume 18: O mal-estar na civilização, Novas conferências introdutórias à psicanálise e Outros textos (1930-1936). Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
GIORGI, Artur de Vargas. Nervuras do neutro: Clarice Lispector e Maria Bonomi. Outra travessia, Florianópolis, p. 79-98, set. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/article/view/2176-8552.2011nesp2p79. Acesso em: 26 ago. 2017.
JUNG, Carl Gustav. Prefácio à obra de Suzuki: A grande libertação [1939/1958]. In: Psicologia e religião oriental. Tradução de Pe. Dom Mateus Ramalho Rocha. Petrópolis: Vozes, 1980. p. 77-99.
LEIRIS, Michel. Joan Miró: la compréhension du vide. Documents. Doctrines. Archéologie, BeauxArts, Ethnographie, Paris, n. 5, p. 263-266, 1929.
LEMINSKI, Paulo. Distraídos venceremos. São Paulo: Brasiliense, 1987.
MASOTTA, Oscar. Introducción a la lectura de Jacques Lacan. 4. ed. Buenos Aires: Corregidor, 1988.
MELO NETO, João Cabral de. Joan Miró. In: MELO NETO, João Cabral de. Prosa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997. p. 17-50.
MOSER, Benjamin. Clarice, uma biografia. Tradução: José Geraldo Couto. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
MUÑOZ, Juan Alberto Kurz. El monumento a la III Internacional de Tatlin: antecedentes iconográficos. In: MUÑOZ, Juan Alberto Kurz. El arte en Rusia: la era soviética. Valencia: Instituto de Historia del Arte Ruso y Soviético, 1991. p. 231-246.
OUSPENSKY, P. D. Tertium Organum: el tercer canon del pensamiento: una clave para los enigmas del mundo. Traducción de Nicholas Bessaroboff y Claude Bragdon. Buenos Aires: Kier, 2004.
SCRAMIM, Susana. Considerações extemporâneas: Joan Miró, João Cabral e Murilo Mendes. Crítica Cultural, Palhoça, SC, v. 11, n. 2, p. 193-205, jul./dez. 2016. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Critica_Cultural/issue/view/219/showToc. Acesso em: 26 ago. 2017.
SUZUKI, Daisetz Teitaro. Ensayos sobre budismo zen. Traducción de Héctor V. Morel. Buenos Aires: Kier, 1995.
SUZUKI, Daisetz Teitaro; FROMM, Erich. Budismo Zen y psicoanálisis. Traducción de Julieta Campos. México: Fondo de Cultura Económica, 1964.
VÉLEZ ESCALLÓN, Bairon Oswaldo. Borges 4D. Variaciones Borges, Pittsburgh, v. 40, p. 115-132, 2015.
VÉLEZ ESCALLÓN, Bairon Oswaldo. Contemporaneidade e composição: João Cabral de Melo Neto escreve Joan Miró. Crítica Cultural, Palhoça, SC, v. 11, n. 2, p. 207-226, jul./dez. 2016. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Critica_Cultural/issue/view/219/showToc. Acesso em: 26 ago. 2017.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Artur de Vargas Giorgi (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).