Écfrase arquitetônica: um modelo interpretativo

Autores

  • Miriam de Paiva Vieira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.2.241-260

Palavras-chave:

Carmen Oliveira, Michael Sledge, Elizabeth Bishop, Lota Macedo Soares, literatura, arquitetura, écfrase arquitetônica

Resumo

A écfrase é um dos possíveis procedimentos midiáticos que trata do cruzar de fronteiras entre a literatura e a arquitetura. O objetivo deste ensaio é apresentar um modelo interpretativo para a tipologia écfrase arquitetônica. Tal modelo será ilustrado pelas biografias romanceadas inspiradas na vida e obra da poeta Elizabeth Bishop e da arquiteta autodidata Lota Macedo Soares, intituladas Flores raras e banalíssimas: a história de Lota de Macedo Soares e Elizabeth Bishop (1995), de Carmen Oliveira, e A arte de perder (2011), de Michael Sledge.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriam de Paiva Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Estudos Literários, Literatura Comparada, pela UFMG, com estágio de pesquisa na Universidade de Lund, Suécia. Professora Substituta da UFMG. faz residência pós doutoral no Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da UFMG. Atua em pesquisa e docência na Área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa e intermidialidade.

Referências

ALBERTI, Leon Battista. Da pintura. Tradução de Antônio da Silveira Mendonça. Campinas: Editora Unicamp, 1999.

ARNHEIM, Rudolf. A dinâmica da forma arquitetônica. Lisboa: Presença, 1988.

AUSLANDER, Philip. Theory for Performance Studies. New York: Routledge, 2008.

BELTING, Hans. Florence and Baghdad: Renaissance Art and Arab Science. Translated by Deborah Lucas Schneider. Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press, 2011.

BISHOP, Elizabeth. Song for a Rainy Season. The New Yorker, New York, p. 40, 8 Oct. 1960.

CLÜVER, Claus. Ekphrasis and Adaptation. In: LEITCH, Thomas (Ed.). The Oxford Handbook of Adaptation Studies. New York: Oxford University Press, 2016. p. 459-477.

CLÜVER, Claus. Ekphrasis Reconsidered: on Verbal Representations of Non-Verbal Texts. In: LAGERROTH, Ulla-Britta; LUND, Hans; HEDLING Erik (Ed.). Interart Poetics: Essays on the Interrelations between the Arts and Media. Amsterdam; Atlanta: Rodopi, 1997. p. 19-33.

COLOMINA, Beatriz (Ed.). Architectureproduction. New York: Princeton Architectural Press, 1988.

ELKINS, James. The Poetics of Perspective. Ithaca: Cornell University Press, 1994.

ELLESTRÖM, Lars. Media Borders, Multimodality and Intermediality. New York: Palgrave Macmillan, 2010.

ELLESTRÖM, Lars. Media Transformation: the Transfer of Media Characteristics among Media. Houndmills: Palgrave Macmillan, 2014.

FLUDERNIK, Monika. Description and Perspective: the Representation of Interiors. Style, v. 48, n. 4, p. 461-478, Winter 2014.

FÜHRER, Heidrun; BANASZKIEWICZ, Bernadette. The Trajectory of Ancient Ekphrasis. In: JEDLICKOVA, Alice (Ed.). On Description. Prague: Akropolis, 2014. p. 45-75.

GIBSON, James Jerome. The Ecological Approach to Visual Perception. London: Lawrence Erlbaum Associates, 1986.

GLASER, Stephanie A. Figures of Space, Figures of Time: Gothic Architecture, Enaergeia, and Periegesis. In: FÜHRER, Heidrun (Ed.). Making the Absent Present: Challenging Contemporary Concepts of Ekphrasis. Lund: Intermedia Studies Press, 2017. In press.

HAMON, Philippe. Expositions: Literature and Architecture in Nineteenth-Century France. Translated by Katia Sainson-Frank and Lisa Maguire. Berkerley: University of California Press, 1992.

HARRIES, Karsten. The Ethical Function of Architecture. Cambridge, MA: The MIT Press, 1997.

HEFFERNAN, James A. W. Ekphrasis and Representation. New Literary History, n. 22, p. 297-316, 1991.

HEFFERNAN, James A. W. Museum of words: the poetics of ekphrasis from homer to ashbery. Chicago: University of Chicago Press, 1993.

LOUVEL, Liliane. A descrição “pictural”: por uma poética do iconotexto. Tradução de Luiz Cláudio Vieira de Oliveira. In: ARBEX, Márcia (Org.). Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2006. p. 191-220.

LOUVEL, Liliane. Le tiers pictural: pour une critique intermédiale. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2010. DOI: https://doi.org/10.4000/books.pur.41005.

LUND, Hans. Text as Picture: Studies in the Literary Transformation of Pictures. Translated by Kacke Götrick. Lewiston; Queenston; Lampter: The Edwin Mellen Press, 1992.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Phénoménologie de la perception. Paris: Gallimard, 1945.

NORBERG-SCHULZ, Christian. Genius Loci: Towards a Phenomenology of Architecture. New York: Rizzoli, 1980.

OLIVEIRA, Carmen. Flores raras e banalíssimas: a história de Lota de Macedo Soares e Elizabeth Bishop. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.

RASMUSSEN, Steen E. Arquitetura vivenciada. 2. ed. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

RASMUSSEN, Steen E. Understanding Architecture. Cambridge, MA: The MIT Press, 1957.

ROBILLARD, Valerie. In Pursuit of Ekphrasis (an Intertextual Approach). In: ROBILLARD, Valerie; JONGENEEL, Els (Ed.). Pictures into Words: Theoretical and Descriptive Approaches to Ekphrasis. Amsterdam: VU University Press, 1998. p. 53-72.

SLEDGE, Michael. A arte de perder. Tradução de Elisa Nazarian. São Paulo: Leya, 2011.

SLEDGE, Michael. The More I Owe You. Berkeley: Counterpoint, 2010.

VIEIRA, Miriam de Paiva. Écfrase: de recurso retórico na antiguidade a fenômeno midiático na contemporaneidade. Todas as Letras, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 45-57, 2017. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/ index.php/tl/article/view/9955/6384.

WEBB, Ruth. Ekphrasis, Imagination and Persuasion in Ancient Rhetorical Theory and Practice. Surrey: Ashgate, 2009.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-10-02

Como Citar

Vieira, M. de P. (2017). Écfrase arquitetônica: um modelo interpretativo. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 27(2), 241–260. https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.2.241-260

Edição

Seção

Dossiê – Literatura e Arte: as Fronteiras em Discussão