O duplo pacto representativo: porosidades e enganos do real em Tijuana, de Gabino Rodríguez

Autores

  • Júlia Morena Costa Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.1.37-51

Palavras-chave:

dramaturgia, real, política, Tijuana, Andrés Solano, Gabino Rodríguez

Resumo

Este ensaio objetiva analisar a peça Tijuana, do coletivo “Lagartijas tiradas al sol”, baseado no romance colombiano, 6 meses con el salario mínimo, de Andrés Solano. A obra teatral propõe a discussão acerca das vidas possíveis no norte mexicano, a partir da experiência do ator Gabino Rodríguez, convertido durante seis meses em Santiago Ramírez, habitante de Tijuana, sob condições específicas que o afastaram do seu mundo habitual enquanto trabalhava nas maquiladoras mexicanas. A partir da análise dos textos dramático e espetacular, objetiva-se discutir os porosos limites entre o real e o ficcional, através dos efeitos de real provocados nos textos, ao utilizar o princípio da experiência pessoal compartilhada com o leitor/público.

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Biografia do Autor

Júlia Morena Costa, Universidade Federal da Bahia

Júlia Morena Costa é doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduada em Letras também pela UFMG. Atualmente é professora Adjunto do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, atuando na graduação e no programa de pós graduação em Literatura e Cultura.

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Publicado

2019-03-29

Como Citar

Costa, J. M. (2019). O duplo pacto representativo: porosidades e enganos do real em Tijuana, de Gabino Rodríguez. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 29(1), 37–51. https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.1.37-51

Edição

Seção

Dossiê – Da Palavra à Cena – Itinerários do Teatro no Ocidente