O duplo pacto representativo: porosidades e enganos do real em Tijuana, de Gabino Rodríguez

Auteurs

  • Júlia Morena Costa Universidade Federal da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.1.37-51

Mots-clés :

dramaturgia, real, política, Tijuana, Andrés Solano, Gabino Rodríguez

Résumé

Este ensaio objetiva analisar a peça Tijuana, do coletivo “Lagartijas tiradas al sol”, baseado no romance colombiano, 6 meses con el salario mínimo, de Andrés Solano. A obra teatral propõe a discussão acerca das vidas possíveis no norte mexicano, a partir da experiência do ator Gabino Rodríguez, convertido durante seis meses em Santiago Ramírez, habitante de Tijuana, sob condições específicas que o afastaram do seu mundo habitual enquanto trabalhava nas maquiladoras mexicanas. A partir da análise dos textos dramático e espetacular, objetiva-se discutir os porosos limites entre o real e o ficcional, através dos efeitos de real provocados nos textos, ao utilizar o princípio da experiência pessoal compartilhada com o leitor/público.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Júlia Morena Costa, Universidade Federal da Bahia

Júlia Morena Costa é doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduada em Letras também pela UFMG. Atualmente é professora Adjunto do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, atuando na graduação e no programa de pós graduação em Literatura e Cultura.

Références

FERNANDES, Silvia. Experiências do real no teatro. Sala Preta. São Paulo: Universidade de São Paulo. v.13, n.2, p. 3-13. 15 dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v13i2p3-13

PAVIS, Patrice. GAMA, Mônica. Uma redefinição do teatro político. Sala preta. São Paulo: Universidade de São Paulo. v. 13, n. 2, p.171-175. 15 dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v13i2p171-175

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO; Editora 34, 2005.

RODRIGUEZ, Gabino. ¿Cuántos ladrones se necesitan para inaugurar una cueva? Amsterdam: DAS theater. Academy of theater and dance. Amsterdam University of the arts, 2017. Disponível em: http://lagartijastiradasalsol.com/wp-content/uploads/2017/10/CuantosLadrones_ESP_ok1.pdf. Acesso em: 12 fev. 2019.

RODRIGUEZ, Gabino. Tijuana. Folheto da peça, 2016.

SCHØLLAMMER, Karl Erik. Realismo afetivo: evocar realismo além da representação. In: SCHØLLAMMER Karl Erik. Cena do crime: violência e realismo no Brasil contemporâneo. 1. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2013.

SOLANO, Andrés. 6 meses con el salario mínimo. SoHo, Bogotá,

n. 91, 14 nov. 2007. Disponível em: http://www.soho.co/historias/articulo/salario-minimo-legal-vigente-cronica-de-como-sobrevivir-con-un-salario-minimo/887. Acesso em: 10 out. 2016.

SOLANO, Andrés. Salario mínimo: vivir sin nada. Bogotá: Tusquets Editores, 2015.

TRABALHADOR brasileiro já ganha menos do que um chinês, aponta estudo. Folha de S. Paulo, São Paulo, 26 fev. 2017. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/02/1862186-trabalhador-brasileiro-ja-ganha-menos-do-que-um-chines-aponta-estudo.shtml. Acesso em: 31 jan. 2019.

Téléchargements

Publiée

2019-03-29

Comment citer

Costa, J. M. (2019). O duplo pacto representativo: porosidades e enganos do real em Tijuana, de Gabino Rodríguez. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 29(1), 37–51. https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.1.37-51

Numéro

Rubrique

Dossiê – Da Palavra à Cena – Itinerários do Teatro no Ocidente