O duplo pacto representativo: porosidades e enganos do real em Tijuana, de Gabino Rodríguez
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.1.37-51Palavras-chave:
dramaturgia, real, política, Tijuana, Andrés Solano, Gabino RodríguezResumo
Este ensaio objetiva analisar a peça Tijuana, do coletivo “Lagartijas tiradas al sol”, baseado no romance colombiano, 6 meses con el salario mínimo, de Andrés Solano. A obra teatral propõe a discussão acerca das vidas possíveis no norte mexicano, a partir da experiência do ator Gabino Rodríguez, convertido durante seis meses em Santiago Ramírez, habitante de Tijuana, sob condições específicas que o afastaram do seu mundo habitual enquanto trabalhava nas maquiladoras mexicanas. A partir da análise dos textos dramático e espetacular, objetiva-se discutir os porosos limites entre o real e o ficcional, através dos efeitos de real provocados nos textos, ao utilizar o princípio da experiência pessoal compartilhada com o leitor/público.
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Referências
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