O pequeno mundo ilustrado de María Negroni
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2025.53365Palavras-chave:
María Negroni, transparência, opacidade, Joseph CornellResumo
O presente artigo tem como principal horizonte de atuação apresentar um percurso de leitura pela obra da escritora argentina María Negroni, com ênfase em seu livro Pequeño mundo ilustrado (2011, 2021). Como pano de fundo organizador do percurso, busco refletir como a produção de Negroni é indissociável de uma consideração crítico-teórica acerca das conexões possíveis entre transparência e opacidade. O artigo está organizado em três movimentos: o primeiro deles visa uma contextualização da autora, encaminhando a discussão em direção ao livro Pequeño mundo ilustrado; o segundo movimento reitera a presença fundamental de Joseph Cornell na poética de Negroni, tanto no que diz respeito à temática de suas obras quanto no que diz respeito às técnicas narrativas elaboradas por Negroni a partir de Cornell; o terceiro movimento resume os eixos apresentados a partir de uma análise do livro de Negroni intitulado Cartas extraordinárias.
Referências
ANTELO, Raúl. El paradigma de las cajas del sur: delirio damasceno. Revista Iberoamericana, v. 83, n. 261, p. 767-788, 2018. Disponível em: https://www.liverpooluniversitypress.co.uk/doi/pdf/10.5195/reviberoamer.2017.7546. Acesso em: 27 jun. 2024.
BORGES, Jorge Luis (colaboração de Margarita Guerrero). O livro dos seres imaginários. Tradução de Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
CARSON, Anne. Sobre aquilo em que eu mais penso: ensaios. Tradução de Sofia Nestrovski. São Paulo: Editora 34, 2023.
DE OLIVEIRA, Marília Corrêa Parecis. Transparência no cinema; opacidade na literatura: a escrita roteirizada de Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, de Marçal Aquino. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 73, p. e7309, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/elbc/a/vSmNDGMgS9WW6tzfjNWPSgJ/. Acesso em: 10 fev. 2025.
KWON, Marci. Enchantments: Joseph Cornell and American Modernism. Princeton, Nova Jersey: Princeton University Press, 2021.
MANCILLA, Juan Manuel. “Elegía Joseph Cornell” de María Negroni. Hacia una poética del detalle. Revista Laboratorio, n. 26, 2022, p. 01-28. Disponível em: https://revistalaboratorio.udp.cl/index.php/laboratorio/article/viewFile/273/243. Acesso em: 03 jul. 2024.
NEGRONI, María. O coração do dano. Tradução de Paloma Vidal. São Paulo: Poente, 2023.
NEGRONI, María. A arte do erro. Tradução de Ayelén Medail e Diogo Cardoso. São Paulo: 100/cabeças, 2022.
NEGRONI, María. Pequeño mundo ilustrado. Buenos Aires: Caja Negra Editora, 2021.
NEGRONI, María. Objeto Satie. Buenos Aires: Caja Negra Editora, 2018.
NEGRONI, María. Archivo Dickinson. Buenos Aires: La Bestia Equilátera, 2017.
NEGRONI, María. Cartas extraordinarias. Buenos Aires: Alfaguara, 2013.
NEGRONI, María. Review of “El texto silencioso. Tradición y vanguardia en la poesía sudamericana”; “La casa grande”, by T. Kamenszain. Hispamérica, 16(48), p. 143-146, 1987. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/20539307. Acesso em: 02 jul. 2024.
OLIVER, María Paz. Errancia y psicogeografía en “Cuaderno alemán” y “Buenos Aires Tour” de María Negroni. Iberoromania, v. 2021, n. 94, p. 252-268, 2021. Disponível em: https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/iber-2021-0023/html. Acesso em: 28 jun. 2024.
PÁEZ, Juan Pablo. Infancia y memoria, la escritura de María Negroni. Jornaler@s, Revista cientifica de estudios literarios y lingüísticos, ano 3, n. 3, ago. 2017, p. 262-271. Disponível em: https://www.fhycs.unju.edu.ar/documents/publicaciones/revistas/jornales3/021-Art_Paez.pdf. Acesso em: 03 jul. 2024.
PORRÚA, Ana. La imaginación poética: entre el archivo y la colección. VI Jornadas Internacionales de Filología y Lingüística y I de Crítica Genética (La Plata, 2013). 2013, p. 1-10. Disponível em: https://sedici.unlp.edu.ar/bitstream/handle/10915/42375/Documento_completo.pdf?sequence=1. Acesso em: 03 jul. 2024.
PUNTE, María José. Una resaca de juguetes olvidados: la obra de Joseph Cornell revisitada por María Negroni en su libro “Elegía Joseph Cornell” (2013). Mitologías hoy, v. 17, p. 85-99, 2018. Disponível em: https://ddd.uab.cat/record/191647. Acesso em: 03 jul. 2024.
SIMIC, Charles. Dime-Store Alchemy: The Art of Joseph Cornell. Hopewell, New Jersey: The Ecco Press, 1992.
SOLOMON, Deborah. Utopia Parkway: The Life and Work of Joseph Cornell. Boston: MFA Publications, 2004.
TASHJIAN, Dickran. Joseph Cornell: Gifts of Desire. Miami, Flórida: Grassfield Press, 1992.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Kelvin Falcão Klein (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).