Inventário de pequenos objetos perdidos
Walter Benjamin sonhado por Hélène Cixous
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2025.54557Palavras-chave:
Hélène Cixous, Walter Benjamin, sonhoResumo
Enquanto unge a pele centenária e ferida da mãe, a narradora de Hyperrêve, de Hélène Cixous, escuta a história da compra de um sommier que pertencera a Walter Benjamin. Comprado por Ève, mãe da narradora, o sommier de Benjamin escapa de um destino trágico, à diferença de seu antigo dono, e transmuta-se, no livro, em um objeto aurático no qual estão sobrepostas e entrelaçadas as relações entre teoria crítica e desconstrução derridiana, luto e sonho, literatura, filosofia e psicanálise. Neste ensaio, construído à maneira de um inventário, escavamos a história do sommier de Benjamin e de outros pequenos objetos – apagados, esquecidos, destruídos. Qual um palimpsesto, esses objetos condensam, secrecitando a memória literária de Walter Benjamin, de Jacques Derrida, de Marcel Proust, de Hélène Cixous e fazem suplência aos apagamentos da História. Assim, buscaremos mostrar quando tudo está destruído, fichu, é que se pode começar a tecer um xale, fichu, de poesia.
Downloads
Referências
BENNINGTON, Geoffrey. Jacques Derrida por Geoffrey Bennington e Jacques Derrida. Tradução de Anamaria Skinner; revisão técnica de Márcio Gonçalves. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.
BENJAMIN, Walter. Briefe I. Frankfurt: Suhrkamp Verlag, 1978.
BENJAMIN, Walter. Correspondência, 1933-1940. Tradução de Neusa Soliz. São Paulo: Perspectiva, 1980.
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas. v. 1. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2012. p. 97-115.
BENJAMIN, Walter. Baudelaire e a modernidade. Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
BENJAMIN, Walter. O contador de histórias. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: A arte de contar histórias. Organização de Patricia Lavelle. Tradução de George Otte, Marcelo Backes, Patricia Lavelle. São Paulo: Hedra, 2018a. p. 19-58.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Organização da edição brasileira de Willi Bolle. Tradução de Irene Aron e Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018b.
CIXOUS, Héléne. O riso da medusa. Tradução de Natália Guerellus e Raísa França Bastos. Prefácio: Frederic Regard. Posfácio: Flavia Trocoli. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2022.
CIXOUS, Hélène. Le livre de Promethea. Paris: Gallimard, 1983.
CIXOUS, Hélène. Manhattan: lettres de la préhistoire. Paris: Galilée, 2002.
CIXOUS, Hélène. Hyperrêve. Paris: Galilée, 2006.
CIXOUS, Hélène. 1938, nuits. Paris: Galilée, 2019.
CIXOUS, Hélène. Ruines bien rangées. Paris: Gallimard, 2020.
CIXOUS, Hélène. Incendire: qu’est-ce qu’on emporte?. Paris: Galilée, 2023.
DERRIDA, Jacques. Discurso de Frankfurt. Tradução de Iraci D. Poleti. Le Monde Diplomatique, p. 1-12, jan. 2002.
Glossário de Derrida. Supervisão de Silviano Santiago. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.
MICHAUD, Ginette. Le sommier de Benjamin ou l’hyperlecture d’Hélène Cixous. Spirale, n. 217, p. 41-42, nov.-dez. 2007.
PROUST, Marcel. O tempo recuperado. Tradução de Fernando Py. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.
SCHEURMANN, Ingrid. Un allemand en France. L’exil de Walter Benjamin 1933-1940. In: SCHEURMANN, Ingrid; SCHEURMANN, Konrad (org.). Pour Walter Benjamin. Documents, essais et un projet. Tradução de Nicole Casanova e Olivier Mannoni. Bonn: AskI; Inter Nationes, 1994. p. 78-118.
TROCOLI, Flavia. A autobiografia e o diário como feridas na lógica da representação literária. Revista criação & crítica. São Paulo, n.19, p. 72-83, dez. 2017.
TROCOLI, Flavia. Memória de Marcel Proust e de Jacques Derrida em Hyperrêve [Hipersonho] de Hélène Cixous. In: FARIA, Joelma Pereira de; SANTANA, Juliana de Castro; NOGUEIRA, Luciana. (org.). Linguagem, arte e o político. Campinas: Pontes, 2020, p. 83-100.
TROCOLI, Flavia. Hélène Cixous: a sobrevivência da literatura. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Francisco Camêlo, Flavia Trocoli (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).



