A tempestade desde o fundo do tinteiro, com Victor Hugo e Stéphane Mallarmé

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-2096.2024.51587

Palavras-chave:

poesia francesa, crise, Victor Hugo, Stéphanne Mallarmé

Resumo

No poema “Réponse à un acte d’accusation” (1856), Victor Hugo sintetizou seus princípios poéticos com a imagem de uma ventania soprada a partir de “uma tempestade no fundo do tinteiro” sobre a tradição das formas fixas e da retórica clássicas e sobre o estado da língua francesa em geral, dividida, segundo ele, por uma perspectiva conservadora e de classe. Nosso objetivo aqui é retornar a essa “rítmica” da pena de Hugo, como a descreve Georges Didi-Huberman, e comentá-la a partir de uma outra “tempestade” produzida pela poesia, aquela, talvez menos romântica, ou mais serena, de Mallarmé, para quem a escrita deve abandonar o “tinteiro sem noite” para permitir que seus leitores reencontrem e reconheçam em si mesmos sua parte de “trevas”. O ensaio visa, enfim, a mostrar em que medida os dois poetas franceses contribuem decisivamente para a dessegregação definitiva entre prosa e poesia, entre gesto poético e gesto revolucionário.

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Biografia do Autor

  • Marcelo Jacques de Moraes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) | Rio de Janeiro | RJ | BR

    Professor de Literatura Francesa

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Publicado

2024-11-25

Edição

Seção

Dossiê: Transformações e vanguardas: 1800 - 1900 - 2000

Como Citar

Moraes, M. J. de. (2024). A tempestade desde o fundo do tinteiro, com Victor Hugo e Stéphane Mallarmé. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 34(4), 37–50. https://doi.org/10.35699/2317-2096.2024.51587