A tempestade desde o fundo do tinteiro, com Victor Hugo e Stéphane Mallarmé
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2024.51587Palabras clave:
poesia francesa, crise, Victor Hugo, Stéphanne MallarméResumen
No poema “Réponse à un acte d’accusation” (1856), Victor Hugo sintetizou seus princípios poéticos com a imagem de uma ventania soprada a partir de “uma tempestade no fundo do tinteiro” sobre a tradição das formas fixas e da retórica clássicas e sobre o estado da língua francesa em geral, dividida, segundo ele, por uma perspectiva conservadora e de classe. Nosso objetivo aqui é retornar a essa “rítmica” da pena de Hugo, como a descreve Georges Didi-Huberman, e comentá-la a partir de uma outra “tempestade” produzida pela poesia, aquela, talvez menos romântica, ou mais serena, de Mallarmé, para quem a escrita deve abandonar o “tinteiro sem noite” para permitir que seus leitores reencontrem e reconheçam em si mesmos sua parte de “trevas”. O ensaio visa, enfim, a mostrar em que medida os dois poetas franceses contribuem decisivamente para a dessegregação definitiva entre prosa e poesia, entre gesto poético e gesto revolucionário.
Descargas
Referencias
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.
BLANCHOT, Maurice. A parte do fogo. Tradução de Ana Maria Scherer. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imanência estética. Tradução de Marcelo Jacques de Moraes. Alea: Estudos Neolatinos, v. 5 n. 1 jan/jun 2003 p.118-147. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-106X2003000100009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/alea/a/H5xwnqgnfDfD45JBBVtjJQx/. Acesso em 20 de dezembro de 2023.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa profunda. Essai sur le drapé-tourmente. Paris: Gallimard, 2017.
FELMAN, Shoshana. Educação e crise, ou as vicissitudes do ensino. In: NESTROVSKI, Arthur & SELIGMANN-SILVA, Márcio (org.). Catástrofe e representação. São Paulo: Escuta, 2000, p.13-72.
HUGO, Victor. Les contemplations. Edition présentée et annotée par Ludmila Charles-Wurtz. Paris: Librairie Générale Française, 2002.
HUGO, Victor. William Shakespeare. Paris: A. Lacroix, Verboeckhoven et Cie, éditeurs, 1864. Disponível em: https://fr.wikisource.org/wiki/William_Shakespeare_(Victor_Hugo). Acesso em 20 de dezembro de 2023.
HUGO, Victor. La Mer et le vent. In: HUGO, Victor. Les travailleurs de la mer. Paris: La Librairie Ollendorf, 1911. Disponível em: https://fr.wikisource.org/wiki/Proses_philosophiques/La_Mer_et_le_Vent. Acesso em 20 de dezembro de 2023.
HUGO, Victor. Toute la lyre. Paris: La Librairie Ollendorf, 1935. Disponível em: https://fr.wikisource.org/wiki/Toute_la_lyre/V. Acesso em 20 de dezembro de 2023.
HUGO, Victor. Aux marins de la Manche. In: HUGO, Victor. Actes et paroles. Pendant l’exil. Paris: J. Hetzel, 1875. Disponível em: https://fr.wikisource.org/wiki/Actes_et_paroles/Pendant_l%E2%80%99exil/1870#VI_AUX_MARINS_DE_LA_MANCHE. Acesso em 20 de dezembro de 2023.
LACAN, Jacques. Conférence à Genève sur le symptôme. Texte établi par Jacques-Alain Miller, Jacques Lacan. La Cause du Désir, n. 95, 2017, p. 7-24.
MALLARMÉ, Stéphane. Œuvres complètes. Bibliothèque de la Pléiade. Henri Mondor e G. Jean-Aubry (org.). Paris: Gallimard, 1945.
MALLARMÉ, Stéphane. Um lance de dados. Tradução de Haroldo de Campos. In: Mallarmé. São Paulo: Perspectiva, 1991.
MALLARMÉ, Stéphane. Divagações. Tradução de Fernando Scheibe. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2010.
PROUST, Marcel. Contre l’obscurité. In: PROUST, Marcel. Contre Sainte-Beuve précédé de Pastiches et mélanges et suivi de Essais et articles. Bibliothèque de la Pléiade. P. Clarac (org.). Paris: Gallimard, (Pléiade), 1971.
ROUBAUD, Jacques. La vieillesse d’Alexandre. Essai sur quelque états recentes du vers français. Paris: Éditions Ramsay, 1988.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Marcelo Jacques de Moraes (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).