Montagem e imagicidade no romance Anna Kariênina
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2025.53405Palavras-chave:
montagem literária, composição artística, imagicidade, Serguei Eisenstein, Liev TolstóiResumo
O artigo propõe uma leitura do procedimento da montagem vertical na composição do romance Anna Kariênina, de Liev Tolstói, baseada na investigação da montagem em diferentes sistemas artísticos realizada pelo cineasta e teórico Serguei Eisenstein. Em seus estudos, Eisenstein aborda a relevância da montagem como uma forma de pensamento da estrutura artística que coloca em movimento a complexa rede de materialidades que resulta na sua imagicidade. Ao longo do texto, apresentam-se as bases do conceito de imagicidade e montagem vertical na teoria eisensteiniana a fim de propor um percurso analítico dos processos montagísticos presentes no romance de Tolstói. A hipótese é a de que a atualização da noção de montagem vertical como força motriz da composição do texto literário revela outras possibilidades de compreensão da imagem artística que mobiliza o espaço entre aquilo que se revela ao leitor e a proposição de pensamento artístico.
Downloads
Referências
CHION, Michel. A audiovisão: som e imagem no cinema. Tradução de Pedro Elói Duarte. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2011.
EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Tradução de Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.
EISENSTEIN, Sergei. Towards a Theory of Montage. v. 2. Tradução de Michael Glenny e Richard Taylor. Londres: I. B. Tauris, 2010.
IVÁNOV, Viatchesláv V. Dos diários de Serguei Eisenstein e outros ensaios. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini e Noé Silva. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.
NABÓKOV, Vladímir. Lições de literatura russa. Tradução de Jorio Dauster. São Paulo: Fósforo, 2021.
TOLSTOI, Liev. Anna Kariênina. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
КЛЕЙМАН, Наум. Пафос Эйзенштейна. In: ЭЙЗЕНШТЕЙН, Сергей М. Неравнодушная природа. Чувство кино [A natureza não-indiferente. O sentido do cinema]. т. 1. Москва: Эйзенштейн-Центр, Музей кино, 2004. p. 5-32.
ЭЙЗЕНШТЕИН, Сергей М. Избранные Произведения в шести томах [Obras selecionadas em seis volumes]. т. 5. Москва: Искусство, 1968.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Erivoneide Barros (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).



