Montagem e imagicidade no romance Anna Kariênina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-2096.2025.53405

Palavras-chave:

montagem literária, composição artística, imagicidade, Serguei Eisenstein, Liev Tolstói

Resumo

O artigo propõe uma leitura do procedimento da montagem vertical na composição do romance Anna Kariênina, de Liev Tolstói, baseada na investigação da montagem em diferentes sistemas artísticos realizada pelo cineasta e teórico Serguei Eisenstein. Em seus estudos, Eisenstein aborda a relevância da montagem como uma forma de pensamento da estrutura artística que coloca em movimento a complexa rede de materialidades que resulta na sua imagicidade. Ao longo do texto, apresentam-se as bases do conceito de imagicidade e montagem vertical na teoria eisensteiniana a fim de propor um percurso analítico dos processos montagísticos presentes no romance de Tolstói. A hipótese é a de que a atualização da noção de montagem vertical como força motriz da composição do texto literário revela outras possibilidades de compreensão da imagem artística que mobiliza o espaço entre aquilo que se revela ao leitor e a proposição de pensamento artístico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Erivoneide Barros, Universidade de São Paulo (USP) São Paulo | SP | BR

    Erivoneide Barros é doutora em Teoria e História Literária (IEL/UNICAMP-CNPq) com estágio de pesquisa (CNPq) no Instituto de Literatura Mundial da Academia Russa de Ciências A. M. Górki, em Moscou, e mestra em Letras (DLO-FFLCH/USP). Atualmente realiza estágio pós-doutoral com bolsa FAPESP no Departamento de Letras Orientais (FFLCH/USP), na área de russo. Coorganizou os livros Panorama Tarkóvski (2016) e Ato educativo e suas essências (2019).

Referências

CHION, Michel. A audiovisão: som e imagem no cinema. Tradução de Pedro Elói Duarte. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2011.

EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Tradução de Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.

EISENSTEIN, Sergei. Towards a Theory of Montage. v. 2. Tradução de Michael Glenny e Richard Taylor. Londres: I. B. Tauris, 2010.

IVÁNOV, Viatchesláv V. Dos diários de Serguei Eisenstein e outros ensaios. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini e Noé Silva. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

NABÓKOV, Vladímir. Lições de literatura russa. Tradução de Jorio Dauster. São Paulo: Fósforo, 2021.

TOLSTOI, Liev. Anna Kariênina. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

КЛЕЙМАН, Наум. Пафос Эйзенштейна. In: ЭЙЗЕНШТЕЙН, Сергей М. Неравнодушная природа. Чувство кино [A natureza não-indiferente. O sentido do cinema]. т. 1. Москва: Эйзенштейн-Центр, Музей кино, 2004. p. 5-32.

ЭЙЗЕНШТЕИН, Сергей М. Избранные Произведения в шести томах [Obras selecionadas em seis volumes]. т. 5. Москва: Искусство, 1968.

Downloads

Publicado

2025-03-31

Edição

Seção

Dossiê - Textos e imagens: transparência e opacidade

Como Citar

Barros, E. (2025). Montagem e imagicidade no romance Anna Kariênina. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 35(1), 15-29. https://doi.org/10.35699/2317-2096.2025.53405