“Morrer vinte vezes por dia”

cosmopolitismo, contrabando e mundo do crime em Contos de Odessa, de Isaac Bábel

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-2096.2025.57223

Palabras clave:

Isaac Bábel, Contos de Odessa, criminalidade, História e Literatura

Resumen

O artigo tem como objetivo analisar Contos de Odessa (Одесские рассказы, 1921-1931), de Isaac Bábel, a partir de uma perspectiva interdisciplinar envolvendo questões relacionadas à História e Literatura, Sociologia do crime e Antropologia das fronteiras. A obra de Bábel nos conduz à Odessa de inícios do século XX e nos permite refletir acerca do poder de criminosos, de personagens marginalizados envoltos em redes de obrigações e de favores, no contexto do exercício da violência na Ucrânia pré-revolucionária. Os personagens de Contos de Odessa buscam formas de exercer poder e se afirmar sob a ordem opressiva do Império Tsarista e sob a dinâmica, ambígua e complexa, do mundo do crime na cidade.

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Biografía del autor/a

  • Ana Carolina Huguenin Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) | Rio de Janeiro | RJ | BR

    Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Professora Associada da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e docente do quadro permanente do Programa de  Pós- Graduação em História Social da UERJ (PPGHS - UERJ). 

  • Gustavo Villela Lima da Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) | Rio de Janeiro | RJ | BR

    Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional - UFRJ e Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. 

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Publicado

2025-11-27

Cómo citar

Pereira, A. C. H. ., & Costa, G. V. L. da . (2025). “Morrer vinte vezes por dia”: cosmopolitismo, contrabando e mundo do crime em Contos de Odessa, de Isaac Bábel. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 35(4), 151-163. https://doi.org/10.35699/2317-2096.2025.57223