Social Categories in Ópera do Malandro

Authors

  • Anderson Luis Thomaz Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maurini de Souza Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcelo Fernando de Lima Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.26.2.47-64

Keywords:

literature, communication, history, social categories

Abstract

The aim of this essay is to present an interpretation of representative social categories usually common in the 1970’s in Brazil used in five Chico Buarque de Hollanda’s songs for Ópera do Malandro. We pointed out that, in such collection of songs, Hollanda made the basis of his poetical matter out of the relations between artists and censorship during the Brazilian dictatorship. This option of the Brazilian author was based on the theoretical and practical proposal of the German playwright and theorist Bertolt Brecht, whose writings about opera advocate more independence of music in relation to the dramatic action. By doing so, Hollanda gave social and political sense to his musical works, overcoming the borders of regular protest songs at the time and demonstrating that the hybridism between art and communication is important in determinate historic moments.

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Author Biographies

Anderson Luis Thomaz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduado em Letras pela PUCPR, especialista em Literatura Brasileira e História Nacional pela UTFPR.

Maurini de Souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Sociolinguística (texto publicitário Brasil - Alemanha) e mestre em Letras (Dialética no Teatro de Bertolt Brecht) pela Universidade Federal do Paraná. Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo, graduação em Letras Alemão e graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Paraná. É professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), nas pós-graduações de Comunicação e Sociedade, Literatura e história e Artes Híbridas e na graduação de Comunicação organizacional e Letras. Tem experiência nas áreas de Comunicação, Ciências Sociais e Literatura dramática, atuando principalmente nos seguintes temas: texto jornalístico e publicitário, questão agrária brasileira e teatro político-social.

Marcelo Fernando de Lima, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo (1992, PUC-PR), mestrado (1998) e doutorado (2010) em Letras (UFPR). Atualmente, é professor adjunto II da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Curitiba, com dedicação exclusiva, atuando no Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC), na graduação em Comunicação Organizacional/Institucional e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL). Além da experiência como professor universitário, trabalhou por uma década como repórter e assessor de comunicação. É autor dos livros Sobre galhos, esqueletos: a poesia de Sérgio Rubens Sossélla (Aos Quatro Ventos, 1999), Nas trilhas de Saint-Hilaire (FCU, 2002) e Jornalismo cultural e crítica (Editora UFPR/Argos, 2013). Organizou, editou e revisou diversos livros sobre comunicação. Atualmente, é editor-chefe da revista acadêmica Dito Efeito e professor-orientador da agência de notícias online AG Comunique. 

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Published

2016-10-24

How to Cite

Thomaz, A. L., Souza, M. de, & Lima, M. F. de. (2016). Social Categories in Ópera do Malandro. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 26(2), 47–64. https://doi.org/10.17851/2317-2096.26.2.47-64

Issue

Section

Dossiê - Chico Buarque: Mosaicos