Categorias sociais da Ópera do Malandro
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.26.2.47-64Palabras clave:
literatura, comunicação, história, categorias sociaisResumen
Este trabalho expõe uma interpretação das categoriais sociais representativas no Brasil na década de 1970, retratadas em cinco canções de Chico Buarque de Hollanda na peça Ópera do malandro. Procuramos demonstrar, a partir dos exemplos musicais propostos, que Hollanda fez da relação tensa entre censura e produção artística a base de sua matéria poética, imprimindo um sentido político-social original em sua obra musical, indo além dos limites da canção de protesto tradicional. Essa opção do autor teve como base a proposta teórico-prática do dramaturgo e teórico alemão Bertolt Brecht, que, em seus escritos sobre ópera, defende uma maior independência da música com relação à ação dramática.
Descargas
Citas
ALENCAR, Rosane. A atribuição de categorias sociais em encontros colegiados de uma cooperativa. Unircoop, Sherbrook, v. 4, n. 1, p. 237-257, 2006. Disponível em: https://www.academia.edu/3485255/Atribui%C3%A7%C3%A3o_de_categorias_sociais_em_encontros_colegiados_de_uma_cooperativa. Acesso em: 9 set. 2014.
ALENCAR, Sandra Siebra. A censura versus o teatro de Chico Buarque de Hollanda, 1968-1978. Acervo, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 101-114, jul./dez. 2002.
ALVES, Márcio Moreira. Márcio Moreira Alves. Entrevista. In: MEMÓRIAS do exílio. Brasil, 1964-19??. Direção e coordenação de Pedro Celso Uchôa Cavalcanti e Jovelino Ramos. São Paulo: Livramento, 1978. v. 1: De muitos caminhos.
ARNS, D. Paulo Evaristo (Org.). Brasil: nunca mais. Um relato para a história. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1986.
BAER, Werner. A retomada da inflação no Brasil: 1974-1986. Revista de Economia Política, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 29-72, jan.-mar. 1987. Disponível em: http://www.rep.org.br/PDF/25-3.PDF. Acesso em: 9 set. 2014.
BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Tradução de Fátima Pais Brandão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.
BRECHT, Bertolt. Gesammelte Werke. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1967. v. 15: Schriften zum Theater.
CHIAVENATO, Júlio José. O golpe de 64 e a ditadura militar. 5. ed. São Paulo: Moderna, 1994.
CHICO Buarque. Letras. [s.d.]. Disponível em: http://letras.mus.br/chico-buarque. Acesso em: 9 set. 2014.
FERNANDES, Rinaldo (Org.). Chico Buarque do Brasil: textos sobre as canções, o teatro e a ficção de um artista brasileiro. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.
HABERT, Nadine. A década de 70: apogeu e crise da ditadura militar brasileira. São Paulo: Ática, 1992.
HOLLANDA, Chico Buarque. Bastidores. Rio de Janeiro: EMI Music Brasil, 2005. 1 DVD (73 min.).
HOLLANDA, Chico Buarque. Ópera do malandro. São Paulo: Círculo do Livro, 1978.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. INPC (IBGE) – Variação % mensal, 2009. Disponível em: http://www.ocaixa.com.br/bancodedados/inpc.htm. Acesso em: 9 set. 2014.
NAPOLITANO, Marcos. O regime militar brasileiro: 1964-1985. 4. ed. São Paulo: Atual Editora, 2009.
PEIXOTO, Fernando. Teatro em movimento. São Paulo: Hucitec, 1989.
PERRONE, Charles A.; GINWAY, M. Elizabeth; TARTARI, Ataíde. Chico sob a ótica internacional. In: FERNANDES, Rinaldo (Org.). Chico Buarque do Brasil: textos sobre as canções, o teatro e a ficção de um artista brasileiro. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.
POULANZAS, Nicos. Poder político e classes sociais. São Paulo: Martins Fontes, 1977.
REIS, Andréa. Os malandros na prosa e na música dos Buarque de Holanda. Neamp – Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política da PUC-SP. Artigos. [s.d.]. Disponível em: http://www.pucsp.br/neamp/artigos/artigo_32.html. Acesso em: 1 set. 2014.
RODRIGUES, Eduardo Vítor et al. A pobreza e a exclusão social: teorias, conceitos e políticas sociais em Portugal. [s.d.]. Disponível em: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/1468.pdf. Acesso em: 9 set. 2014.
TATIT, Luiz. Tensões da dor. In: FERNANDES, Rinaldo (Org.). Chico Buarque do Brasil: textos sobre as canções, o teatro e a ficção de um artista brasileiro. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.
VAN DE WIEL, Franciscus Willem Antonius Maria. Trabalho e malandragem como repressão e transgressão nas canções da 'Ópera do malandro' de Chico Buarque. 2003. 206 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Anderson Luis Thomaz, Maurini de Souza, Marcelo Fernando de Lima (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).