Ressonância – sobre o vanguardismo ecoliterário dos romantismos anglo-americano e alemão
DOI :
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2024.51774Mots-clés :
Romantismo anglo-americano, Romantismo alemão, Ecocrítica, Thoreau, Hartmut Rosa, RessonânciaRésumé
O artigo apresenta o vanguardismo dos romantismos inglês, alemão e estadunidense sob uma perspectiva ecocrítica em combinação com a teoria social-filosófica do sociólogo Hartmut Rosa. Advogando por uma nova relação entre humanos e não-humanos, os românticos pretendiam superar o dualismo estabelecido com a modernidade europeia. O sujeito romântico é caracterizado por uma interioridade profunda ligada à experiência estética-afetiva da natureza, o que sustenta sua identidade. Trechos de ensaios, contos e poemas de românticos ingleses, alemães e americanos elucidam sua procura literária por uma nova correspondência entre o mundo natural e os seres humanos. Chega-se à conclusão que as ressonâncias literárias do romantismo histórico são influentes e têm mérito até hoje.
Téléchargements
Références
BARCK, Karlheinz. Avantgarde. In: Ästhetische Grundbegriffe. v.1. Ed. BARCK, Karlheinz. Stuttgart; Weimar: 2010. p. 544-577.
BATE, Jonathan. Romantic Ecology Revisited. Paradise Valley/Arizona: ReLit Foundation, 2024, edição Kindle.
BATE, Jonathan. The Song of the Earth. London: Picador, 2000.
BLOOM, Harold. The American Religion. 2. ed. New York: Chu Hartley Publishers, edição Kindle.
BÖHME, Gernot. Für eine ökologische Naturästhetik. Frankfurt a. M.: Suhrkamp, 1989.
BOMFIM, Zulmira Áurea Cruz et.al. Emoções e afetividade ambiental. In: Psicologia ambiental: conceitos para a leitura da relação pessoa – ambiente. Petrópolis: Vozes, 2018, p. 60-74.
BÜHLER, Benjamin. Wer spricht? Nature Writing als Lernszenario. In: VAN HOORN, Tanja; FISCHER, Ludwig (eds.). Welche Natur? Und welche Literatur? Traditionen, Wandlungen und Perspektiven des Nature Writing. Berlin: Metzler, 2023. p. 9-26.
CLARK, Timothy. The Value of Ecocriticism. Cambridge: Cambridge University Press, 2019.
COLERIDGE, Samuel Taylor. The Complete Poetical Works of Samuel Taylor Coleridge. 2011, edição Kindle.
DAVIES, Jeremy: Romantic Ecocriticism. History and Prospects. In: Literature Compass 15/9, 2018, p. 1-15. Disponível em: https://eprints.whiterose.ac.uk/134169/. Acesso em: 29 fev. 2024.
EGGENSPERGER, Klaus (org.). Entre botânicas decoloniais: as frutas silvestres de Henry David Thoreau e frutas brasileiras. Curitiba: Appris, 2021.
FELSKI, Rita. Hooked: Art and Attachment. Chicago; London: University of Chicago Press, 2020.
FISCHER, Ludwig. Natur im Sinn: Naturwahrnehmung und Literatur. Berlin: Matthes & Seitz, 2019.
KREBS, Angelika. Das Weltbild der Igel: Naturethik einmal ganz anders. Basel: Schwabe, 2021.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2013.
LEOPOLD, Aldo. Almanaquede de um condado arenoso e alguns ensaios sobre outros lugares. Tradução de Rômulo Ribon. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019.
MATUSCHEK, Stefan. Der geteilte Himmel – Eine Geschichte der Romantik. München: Beck, 2021.
MERCHANT, Carolyn. American Environmental History: an introduction. New York: Columbia University Press, 2007.
NOVALIS. Pólen. Tradução de Rubens Rodrigues Torres Filho. 2. ed. São Paulo: Iluminuras, 2021.
PAZ, Octavio. Os filhos de barro. Tradução de Ari Roitman; Paulina Wacht. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
RIGBY, Kate. Reclaiming Romanticism: towards an ecopoetics of decolonization. London; New York: Bloomsbury Academics, 2020, edição Kindle.
ROSA, Hartmut. The Uncontrollability of the World. Tradução de James C. Wagner. Cambridge: Polity Press, 2020.
ROSA, Hartmut. O conceito de ressonância. In: ROSA, Hartmut. Aceleração: a transformação das estruturas temporais na Modernidade. Tradução de Rafael H. Silveira. São Paulo: Editora UNESP, 2019a. p. 29-50.
ROSA, Hartmut. Resonance: A Sociology of our Relationship to the World. Tradução de James C. Wagner. Cambridge: Polity Press, 2019b.
SAYRE, Robert; LÖWY, Michael. Anticapitalismo romântico e natureza: o jardim encantado. São Paulo: Editora Unesp, 2021.
SCHILLER, Friedrich. Poesia ingênua e sentimental. Tradução de Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 1991.
SCHLEGEL, Friedrich. Conversa sobre poesia. In: SCHLEGEL, Friedrich. Fragmentos sobre poesia e literatura (1797-1803): seguido de Conversa sobre poesia. Tradução de Constantino Luz de Medeiros, Márcio Suzuki. São Paulo: Editora Unesp, 2016. p. 481-555.
SEEL, Martin. Eine Ästhetik der Natur. Frankfurt a. M.: Suhrkamp, 1996.
SHELLEY, Percy Bysshe. Uma defesa da poesia e outros ensaios. Ed. bilíngue. São Paulo: Landmark, 2008.
SMITH, Ian. Misusing canonical intertexts: Jamaica Kincaid, Wordsworth and colonialism’s “absent things”. Callaloo, v. 25, 2002, p. 801-820. Disponível em: https://ldr.lafayette.edu/concern/publications/m039k5314 Acesso em: 29 fev. 2024.
SOBREIRA, Ricardo. Desafios e soluções de uma transcriação para o português do soneto “To nature” de Samuel Taylor Coleridge. In: Todas as Letras, São Paulo, v. 19, n. 3, 2017, p. 94-107. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5935/1980-6914/letras.v19n3p94 -107 Acesso em: 29 fev. 2024.
TAYLOR, Charles. Cosmic Connections: Poetry in the Age of Disenchantment. Cambridge, MA; London: Belknap Press of Harvard University Press, 2024.
TAYLOR, Charles. As fontes do self: a construção da identidade moderna. Tradução de Adail Ubirajara Sobral; Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Edições Loyola, 2013.
THOREAU, Henry David. Walden. Tradução de Denise Bottmann. Porto Alegre: L&PM, 2017.
THOREAU, Henry David. Life without principle. In: THOREAU, Henry David. Essays: A fully annotated edition. Edição Jeffrey S. Cramer. New Haven; London: Yale University Press, 2013. p. 346-368.
THOREAU, Henry David. Caminhando. Tradução de R. Muggiati. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012.
VANDENBERGHE, Frédéric. Tuning into Harmut Rosa’s systematic Romanticism. The Journal of Chinese Sociology 10/12, 2023, p. 1-36. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s40711-023-00189-2 Acesso em: 21 ago. 2024.
WALLS, Laura Dassow. Henry David Thoreau: a life. Chicago; London: University of Chicago Press, 2017.
WEBER, Andreas. Enlivement: Towards a Poetics for the Anthropocene. Cambridge, MA: MIT Press, 2019.
WEBER, Max. Religiões mundiais – uma consideração intermediária: teoria dos estágios e direções da rejeição religiosa do mundo. Tradução de Antonio Luz Costa. In: WEBER, Max. Ética econômica das religiões mundiais: ensaios comparados de sociologia da religião. V. 1: Confucionismo e taoismo. Petrópolis: Vozes, 2016. p. 361-406.
WELSCH, Wolfgang. Ästhetische Welterfahrung: zeitgenössische Kunst zwischen Natur und Kultur. Paderborn: Wilhelm Fink, 2016.
WORDSWORTH, William. Wordworth’s Poetry and Prose. Ed. HALMI, Nicholas. London; New York: Norton, 2014.
WORDSWORTH, William. Solitário qual nuvem vaguei. Tradução de Alberto Marsicano e John Milton. Disponível em: https://poesiaspreferidas.wordpress.com/ 2017/12/02/solitario-qual-nuvem-vaguei-william-wordsworth/. Acesso em: 29 fev. 2024.
WORDSWORTH, William. Prefácio à segunda edição das Baladas Líricas. In: Poéticas românticas inglesas: Wordsworth – Hazlitt – Shelley – Stuart Mill. Org. e trad. SOUSA, Roberto Acízelo de. São Paulo: Filocalia, 2017, p. 29-56. [2017b].
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Klaus Friedrich Wilhelm Eggensperger (Autor) 2024

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).