Virginia Woolf e a comicidade de Bloomsbury

Das brincadeiras racistas contra o império à androginia de Freshwater: uma comédia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-2096.2025.54788

Palavras-chave:

Virginia Woolf, Freshwater, Comicidade, Bloosmbury, Androginia, Experimentos Racistas

Resumo

Este artigo analisa como Virginia Woolf, em diálogo com os debates do Grupo de Bloomsbury, articula o estético e o político, desafiando as categorias ocidentais de gênero, classe e raça (Goldman, 2004; Pinho, 2015; Oliveira, 2017; Jones, 2023). O foco recai sobre suas performances, piadas racistas e sua escrita teatral, especialmente a peça Freshwater: A Comedy (1923/1935). O estudo argumenta que Woolf, em colaboração com seus colegas artistas, teve uma participação ambígua nos debates de Bloomsbury, ao mesmo tempo em que utilizava piadas racistas contra o Império e contribuía para os debates feministas. O conceito de “androginia”, cunhado em Um quarto só seu (2021) e dramatizado em Freshwater, é analisado como parte de sua tentativa de desestabilizar as binaridades de gênero ocidentais. Conclui-se que a escrita vanguardista de Woolf, por meio de experimentos teatrais provocativos, abriu novos caminhos nos debates de Bloomsbury, promovendo um pensamento estético-político feminista e anti-imperialista.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Victor Santiago, Universidade Federal do Acre (UFAC)

    É professor adjunto, em regime de dedicação exclusiva, no Centro de Educação, Letras e Artes (CELA) da Universidade Federal do Acre (UFAC). Doutor em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2022), tendo pesquisado a relação de Virginia Woolf e o teatro modernista. Mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada (UERJ, 2018), cuja pesquisa discorreu sobre a escrita política de Virginia Woolf em consonância com a filosofia de Hélène Cixous e Jacques Derrida. Possui graduação em Letras (Licenciatura em Português-Inglês e respectivas literaturas) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC- Rio, 2014). É membro da Virginia Woolf Society of Great Britain (VWGB) e da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC). É membro dos seguintes grupos de pesquisa: KEW (Kyklos de Estudos Woolfianos) e ELLAE (Educação, Linguagens, Linguística Aplicada e Ensino). Além disso, é líder da Rede Acre de Letramentos, que faz parte do Projeto Nacional de Letramentos (USP/DGP-CNPq). Por fim: coordena o programa de extensão DELLU (Dissidências Epistemológicas nas Linguagens e Literaturas da Ufac).

Referências

AUERBACH, Nina. Ellen Terry, a player in her time. New York: Norton, 1987.

BELL, Quentin. Virginia Woolf: A Biography. Vol. 1 and 2. London: Pimlico, 1996 [1972].

BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre o significado do cômico. Trad. Maria Adriana Camargo Cappello. São Paulo: Edipro, 2018. [1900]

BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

FARFAN, Penny. Women, Modernism, and Performance. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

GOLDMAN, Jane. Modernism, 1910-1945, Image to Apocalypse. Basingstoke: Palgrave MacMillan, 2004.

HELT, Brenda; DETLOFF, Madelyn. “Introduction”. In: HELT, Brenda; DETLOFF, Madelyn (Orgs.). Queer Bloomsbury. Edinburgh: The Edinburgh Press University, 2016.

JONES, Danell. The Girl Prince: Virginia Woolf, Race and the Dreadnought Hoax. London: C. Hurst &Co, 2023.

KOPPEN, Randi Synnøve. Virginia Woolf: Fashion and Literary Modernity. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2009.

LEE, Hermione. Virginia Woolf. Nova York: Vintage Books, 1999.

OLIVEIRA, Maria A. de. A representação feminina na obra de Virginia Woolf. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.

PINHO, Davi. Imagens do feminino na obra e vida de Virginia Woolf. Curitiba: Appris, 2015.

PINHO, Davi. Of Angels and Demons. Virginia Woolf’s Homicidal Legacy in Sylvia Plath’s The Bell Jar. 2010. 75f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa) – Instituto de Letras, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

PUTZEL, Steven D. Virginia Woolf and the Theatre. Maryland: Fairleigh Dickinson University Press, 2012.

SACKVILLE-WEST, Vita; WOOLF, Virginia. The letters of Vita Sackville-West to Virginia Woolf. Ed. Louise De Salvo and Mitchell Leaska. California: Cleis Press, 1984.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX 2023.

SHAKESPEARE, William. A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca. Trad. Bruna Beber. São Paulo: Ubu Editora, 2019 [1603]. E-Book.

SHAUGHNESSY, Nicola. The Dramatic Writings of Gertrude Stein, Virginia Woolf and Sylvia Plath, 1913 -1962: Theatre of Identity. 374p. Doctoral Dissertation, Centre of Women’s Studies. The University of York, London, 1995.

TENNYSON, Alfred. Alfred Tennyson: the Major Works. London: Oxford University Press, 2009.

WOOLF, Virginia. A Room of One’s Own. London: Grafton, 1977 [1929].

WOOLF, Virginia. Between the Acts. Nova York: Harcourt, 1941a.

WOOLF, Virginia. “Ellen Terry”. In: WOOLF, Virginia. The Moment and Other Essays. Ed. Leonard Woolf. Londres: Hogarth Press, 1947 [1941b], p. 165-170.

WOOLF, Virginia. Freshwater: A Comedy. Arte de Edward Gorey. Edição e Prefácio de Lucio P. Ruotolo. Nova York: Harcourt, 1976. [1923; 1935]

WOOLF, Virginia. Orlando: A Biography. Londres: Penguin Classics, 1993. [1928]

WOOLF, Virginia. “Professions for Women”. In: WOOLF, Virginia. The Collected Essays of Virginia Woolf. Oxford: Benediction Classics, 2011. [1931b] p.178-182.

WOOLF, Virginia. Um quarto todo seu. Trad. Julia Romeu. Rio de Janeiro:Bazar do Tempo, 2021 [1929].

WOOLF, Virginia. The Diary of Virginia Woolf: 1925-1930. vol. 3. Ed. Olivier Bell. New York: Harcourt Brace Jovanovich, 1980.

WOOLF, Virginia. The Letters of Virginia Woolf: 1888-1912. vol. 1. Ed. Nigel Nicolson and Joanne Trautmann. London: Harcourt Brace Jovanovich, 1975.

WOOLF, Virginia. The Letters of Virginia Woolf: 1932-1935. vol. 5. Ed. Nigel Nicolson and Joanne Trautmann. London: Harcourt Brace Jovanovich, 1979.

WRIGHT, E.H. Bloomsbury at Play. In: Woolf Studies Annual. v. 17, p. 77–107, 2011. Disponível em: . Acesso em 07/08/2021.

ZWERDLING, Alex. Virginia Woolf and the Real World. California: The University of California Press, 1986.

Downloads

Publicado

2025-06-30

Edição

Seção

Dossiê: James Joyce e Virginia Woolf: Experiências, limites e redefinições do modernismo

Como Citar

Santiago, V. (2025). Virginia Woolf e a comicidade de Bloomsbury: Das brincadeiras racistas contra o império à androginia de Freshwater: uma comédia. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 35(2), 238-255. https://doi.org/10.35699/2317-2096.2025.54788