Os lugares do vazio: impressões antagônigas nos espaços de Georges Perec e Yves Klein

Autores/as

  • Manlio de Medeiros Speranzini

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.23.3.31-42

Palabras clave:

Georges Perec, Yves Klein, vazio, espaço, arte contemporânea

Resumen

Este trabalho toma o livro Un homme qui dort, de Georges Perec, e o texto “La spécialisation de la sensibilité à l’état matière première em sensibilité picturale stabilisée”, do artista Yves Klein, para explorar as maneiras como esses autores, um pela escrita e o outro pela intervenção em uma galeria de arte, sensibilizam os espaços para revelar o vazio. As ideias de Georges Didi-Huberman, presentes no livro O que vemos, o que nos olha, servem para esclarecer a natureza antagônica do vazio que as duas obras suscitam.

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Biografía del autor/a

Manlio de Medeiros Speranzini

Doutor em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP) (2011), Mestre em Estética e História da Arte (PGEHA/USP) (2005) e graduado em Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP) (1982). Construiu sua carreira profissional em duas frentes: como Designer Gráfico e como Artista Plástico. No campo da pesquisa acadêmica tem seus interesses na relação Literatura/Arte Contemporânea.

Citas

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Publicado

2013-12-31

Cómo citar

Speranzini, M. de M. (2013). Os lugares do vazio: impressões antagônigas nos espaços de Georges Perec e Yves Klein. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 23(3), 31–42. https://doi.org/10.17851/2317-2096.23.3.31-42

Número

Sección

Dossiê - Intermidialidade - Parte I