Entre linhas e árvores: um estudo sobre Julio Cortázar e Piet Mondrian
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.23.3.45-58Palabras clave:
Literatura comparada, literatura e artes plásticas, Julio Cortázar, Piet MondrianResumen
No conto “Manuscrito hallado en un bolsillo” (Manuscrito achado num bolso), do livro Octaedro, de Julio Cortázar, aparecem algumas referências à obra do pintor holandês Piet Mondrian. Tendo isso em consideração, buscamos analisar a importância dessas referências para o sentido do conto em questão, bem como estudar os momentos nos quais, salvaguardadas as especificidades do modelo artístico de ambos, o texto de Cortázar está ou não em contato com a obra de Mondrian no que diz respeito a dados estéticos. Ao falar de dados estéticos, referimo-nos aos procedimentos de trabalho com o texto e à produção de sentido a partir da maneira como o texto (conto ou pintura) está estruturado.
Descargas
Citas
ARRIGUCCI JR., Davi. O escorpião encalacrado: a poética da destruição em Julio Cortázar. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
BAUDELAIRE, Charles. Le peintre de la vie moderne. In: BAUDELAIRE, Charles. Œuvres complètes. Organisation de Claude Pichois. Paris: Gallimard, 1976.
BRANDÃO, Carlos Leite. A arte contra a natureza: filosofia, pintura e arquitetura em Mondrian. In: MONDRIAN, Piet. Neoplasticismo na pintura e na arquitetura: Piet Mondrian. Organização de Carlos A. Ferreira Martins. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
CORTÁZAR, Julio. Octaedro. Buenos Aires: Sudamericana, 1974.
CORTÁZAR, Julio. Todos los fuegos el fuego. 15. ed. Buenos Aires: Sudamericana, 1974.
CORTÁZAR, Julio. Rayuela. Madrid: Alfaguara, 1984.
CORTÁZAR, Julio. Ultimo round. 12. ed. Mexico: Siglo XXI, 1990.
CORTÁZAR, Julio. Obra crítica/2. Edición de Jaime Alagraki. Madrid: Santillana; Alfaguara, 1994.
CORTÁZAR, Julio. Deshoras. Buenos Aires: Suma de Letras Argentina, 2004.
CORTÁZAR, Julio. Las armas secretas. 17. ed. Madrid: Cátedra, 2004.
HARRISON, Charles; FRASCINA, Francis; PERRY, Gill. Primitivismo, cubismo, abstração. Tradução de Otacílio Nunes. São Paulo: Cosac Naify, 1998.
OZENFANT, Amedée; JEANNERET, Charles Édouard. Depois do cubismo. Tradução de Célia Euvaldo. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
POE, Edgar Allan. The Complete Illustrated Works of Edgar Allan Poe. London: Bounty Books, 2006.
RIOUT, Denys. Qu’est-ce que l’art moderne? Paris: Gallimard, 2000.
SCHAPIRO, Meyer. Mondrian: a dimensão humana da pintura abstrata. Tradução de Betina Bischof. São Paulo: Cosac Naify, 2001.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Fábio José Santos de Oliveira (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).