A tentação do haikai e a experiência traumática da fotografia em Roland Barthes
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.24.2.127-139Palabras clave:
fotografia, haikai, escritura, Roland BarthesResumen
Este artigo quer fornecer subsídios para um entendimento do conceito barthesiano de punctum. Particularmente atento às referências poéticas, notadamente a do haikai japonês, a que faz apelo à definição de Barthes, busca igualmente assinalar a convergência entre punctum e escritura, deduzindo dela a poeticidade que muitos têm reconhecido na teoria barthesiana da fotografia. Acreditamos que tal enfoque inove as muitas aproximações ao punctum hoje existentes.
Descargas
Citas
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. 9. ed. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.
BARTHES, Roland. A preparação do romance. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005. v. I: da vida à obra.
BARTHES, Roland. Aula. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1996.
BARTHES, Roland. O império dos signos. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso: ensaios sobre fotografia, cinema, pintura, teatro e música. 2. ed. Tradução de Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.
BARTHES, Roland. Vingt mots-clés pour Roland Barthes. In: Oeuvres complètes. Nouvelle édition revue, corrigée et presentée par Éric Marty. Paris: Seuil, 2002. t. 4, p. 851-875.
COMMENT, Bernard. Roland Barthes, vers le neutre. Paris: Christian Bourgois, 2002.
FOREST, Philippe. Haïku et épiphanie: avec Barthes, du poème au roman. Ebisu (Revue de la Maison Franco-Japonaise de Tokyo), n. 35, Printemps-Eté 2006.
FRANCHETTI, Paulo (Org.). Haikai. Campinas: Editora da Unicamp, 1990.
FRANCHETTI, Paulo. Introdução. In: FRANCHETTI, Paulo (Org.). Haikai. Campinas: Editora da Unicamp, 1990. p. 9-65.
GIL, Marie. Roland Barthes: au lieu de la vie. Paris: Flammarion, 2012.
GUITARD, Jacqueline. La photographie ou l’épreuve de l’écriture. 2009. Thèse sous la direction d’Éric Marty, UFR Histoire et Sémiologie du texte et de l’image. Université de Paris VII – Denis Diderot, 2009.
ISHIDA, Hidetaka. L’écriture japonaise de Roland Barthes. In: BOUGNOUX, Daniel (Dir.). Empreintes de Roland Barthes. Nantes: Cécile Defaut / INA, 2009. p. 85-95.
HYPOTYPOSE. In: LITTRÉ, Émile. Dictionnaire de la langue française. 2. éd. rev. et aug. Disponível em: http://www.littre.org/definition/hypotypose. Acesso em: 3 abr. 2014.
MARTY, Éric. Présentation. In: BARTHES, Roland. Oeuvres completes. Nouvelle édition revue, corrigée et presentée par Éric Marty. Paris: Seuil, 2002. t. IV. p. 9-22.
MUNIER, Roger. Haïku. Paris: Fayard, 1978.
RAYE, Alain. Le Robert. Dictionnaire Historique de la langue française. Paris: Dictionnaires Le Robert, 1992. 3 v.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Leda Tenório da Motta, Rodrigo Fontanari (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).