Experimentações surrealistas e aproximações da noite: estudos do discurso metafórico em Murilo Mendes e Paul Éluard
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.25.1.51-67Palabras clave:
Éluard, Murilo Mendes, metáfora, mímesis, noiteResumen
Vários são os exemplos dos modos pelos quais o noturno é capaz de enriquecer imageticamente a representação artística do mundo. Particularmente na poesia surrealista, a construção de um sistema lateral de referencias, diretamente conectado a uma organização mais larga ao nível discursivo, contribui para a construção de um outro modo de representação do universo relacionado ao signo “noite”. Este artigo tem por intuito a analise de alguns exemplos na poesia de Paul Éluard, um dos mais importantes poetas da literatura francesa, e Murilo Mendes, poeta brasileiro ligado ao movimento modernista. Uma atenção especial voltada à estrutura e às funções assumidas pelos signos ligados ao campo mimético da noite demonstra o modo pelo qual alguns dos mecanismos surrealistas e as experimentações no âmbito linguístico tornam-se capazes de produzir alternativas ao modelo de representação baseado em conveniências e na codificação logica da linguagem literária.
Descargas
Citas
ARISTÓTELES. La Poétique. Dir. Roselyne Dupont-Roc, Jean Lallot. Paris: Seuil, 1980.
ARISTÓTELES. Manifeste surréaliste. In: ARISTÓTELES. Œuvres Complètes, v. I. Paris: Seuil. 1993.
BRETON, André. Qu’est-ce que le surréalisme. In: BRETON, André. Œuvres Complètes, v. I e II, Paris: Gallimard, 1993.
ÉLUARD, Paul. Capitale de la douleur. In: ÉLUARD, Paul. Œuvres Complètes. v. I. Paris: Seuil, 1968.
ÉLUARD, Paul. Répétitions. In: ÉLUARD, Paul. Œuvres Complètes. v. I. Paris: Seuil, 1968.
ÉLUARD, Paul. Mourir de ne pas mourir. In: ÉLUARD, Paul. Œuvres Complètes. v. I. Paris: Seuil, 1968.
ÉLUARD, Paul. Chanson complète. In: ÉLUARD, Paul. Œuvres Complètes. v. I. Paris: Seuil, 1968.
FRYE, Northrop. Anatomy of Criticism. Princeton: Princeton University Press, 2000.
GREIMAS, A. J. Sémantique structurale: recherche de méthode. Paris: Presses Universitaires de France, 1986.
JAKOBSON, Roman. Linguistique et poétique. Essais de linguistique générale. 1. Les fondations du langage. Trad. fr. Nicolas Ruwet. Paris: Les éditions de Minuit, 1963.
JAKOBSON, Roman. Questions de poétique. Paris: Seuil, 1973.
MENDES, Murilo. Poesia Liberdade. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
MENDES, Murilo. Metamorfoses. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
MENDES, Murilo Os Quatro Elementos. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
MESCHONNIC, Henri. Critique du rythme: anthropologie historique du langage. Paris: Verdier, 2009.
RICHARDS, I. A. The Philosophy of Rhetoric. New York : Oxford University Press, 1965.
RICŒUR, Paul. La métaphore vive. Paris: Seuil, 1975.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Carolina Cunha Carnier (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).