Muito mais do que bonecos: um estudo do filme “Um time show de bola”, de Juan José Campanella, e do conto “Memorias de un wing derecho”, de Roberto Fontanarrosa
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.26.3.213-229Palabras clave:
literatura e cinema argentinos, adaptação, jogador e espetáculo, futebol e sociedadeResumen
O objetivo deste artigo é analisar determinadas escolhas do diretor Juan José Campanella, em seu processo de transposição do conto “Memorias de un wing derecho” (1985), de Roberto Fontanarrosa, para o filme Um time show de bola (Metegol, Argentina/Espanha/EUA/Reino Unido, 2013). Nesse intuito, emprega-se a teoria relativa ao processo de adaptação, como o trabalho de Jeanne-Marie Clerc e Monique Carcaud-Maccaire, além de dados extraídos de periódicos atuais e de estudos acerca dos efeitos do futebol sobre a sociedade. Esta pesquisa pretende também refletir sobre a transformação do jogador em “garoto-propaganda” e sobre as diferentes relações estabelecidas entre o futebol, o cinema e o sistema de estrelato – ou star system.
Descargas
Citas
ADAMATTI, Margarida Maria. A crítica cinematográfica e o star system nas revistas de fãs: A Cena Muda e Cinelândia. 2008. 327 f. Dissertação (Mestrado em Estudos dos Meios da Produção Midiática) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
BARTHES, Roland. Novos ensaios críticos (seguidos de O grau zero da escritura). Tradução de Heloysa de Lima Dantas, Anne Arnichand e Álvaro Lorencini. São Paulo: Editora Cultrix, 1974.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 29. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
CAFERRA, Roberto. Parecido razonable: ¿película se inspiró en Poy para un personaje? Ojo de Prensa, 1 jul. 2013, 16h38min. Disponível em: http://ojodeprensa.com.ar/parecido-razonable-pelicula-se-inspiro-en-poy-para-un-personaje/. Acesso em: 13 ago. 2016.
CLERC, Jeanne-Marie; CARCAUD-MACAIRE, Monique. L’adaptation cinématographique et littéraire. Paris: Klinchsieck, 2004.
DINIZ, Thaïs Flores Nogueira. Literatura e cinema: tradução, hipertextualidade, reciclagem. Belo Horizonte: UFMG, 2005.
EL SECRETO de sus ojos. Direção: Juan José Campanella. Buenos Aires: Imovision, 2009. 1 DVD (120 min.).
FONTANARROSA, Roberto. Mi historia con Rosario Central, c1985. Disponível em: http://www.arribacentral.com.ar/index.php?go=a&id=73/. Acesso em: 23 mar. 2017.
FONTANARROSA, Roberto. Todos sus cuentos de fútbol. 8. ed. Buenos Aires: Ediciones de la Flor, 2005.
MÜLLER, Iuri. Voltar ao santo Gasómetro. Impendimento, 27 abr. 2011, 11h00min. Disponível em: https://impedimento.wordpress.com/2011/04/27/voltar-ao-santo-gasometro/. Acesso em: 18 ago. 2016.
RAJEWSKY, Irina O. Intermidialidade, intertextualidade e “remediação”: uma perspectiva literária sobre intermidialidade. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira (Org.). Intermidialidade e estudos interartes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. v. 1, p. 15-45.
SANTOS, Luís Fernando Amâncio. Ação, logo, cinema: o engajamento político do movimento de Cinema Novo a partir de sua produção escrita e do filme Garrincha, alegria do povo (1963). 2012. 173 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.
SIMÕES, Irlan. “Ódio eterno ao futebol moderno”? Outras Palavras, 6 abr. 2016. Disponível em: http://outraspalavras.net/posts/odio-eterno-ao-futebol-moderno/. Acesso em: 19 ago. 2016.
SIMON, Luís Augusto. Filme “Ronaldo” mostra uma estrela solitária e decepciona com poucos gols. UOL Esporte, São Paulo, 13 nov. 2015, 13h21min. Futebol. Disponível em: http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2015/11/13/filme-ronaldo-mostra-uma-estrela-solitaria-e-decepciona-com-poucos-gols.htm. Acesso em: 19 ago. 2016
WISNIK, José Miguel. Veneno remédio: o futebol e o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Maria Angélica Amâncio Santos, Luis Fernando Amâncio Santos (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).