Entre dissonâncias e subversões: a experimentação formal nas narrativas de ferréz e Claudio Galperin
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.28.1.13-28Palabras clave:
experimentação formal, Ferréz, Claudio GalperinResumen
Este artigo tem por objetivo discutir o deslocamento e a subversão dos conceitos mais tradicionais de gêneros literários, a partir dos contos “Pega ela”, de Ferréz, e “Justiça”, de Claudio Galperin. As questões levantadas analisam a potencialidade da experimentação formal de ambas as narrativas, procurando estabelecer relação de mediação com a realidade social em que foram produzidas. Por meio de diálogos dissonantes, a estrutura de “Pega ela” possibilita novas maneiras de pensar o modo narrativo dramático ao mimetizar a estrutura rítmica do rap, gerando ambiguidades e rejeições a convenções e formas. Do mesmo modo, “Justiça” aponta para a fragmentação narrativa que, ao fundir mecanismos e recursos expressivos ligados ao texto dramático e ao cinema, fraturam os constructos espaciais e temporais. No conjunto, tais estratégias convergem para a temática da violência na literatura brasileira contemporânea, na medida em que potencializam descontinuidades e rupturas como força criativa da ficção desses autores.
Descargas
Citas
ADORNO, Theodor. Teoria estética. Tradução de Artur Mourão. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
AZEVEDO, Rafael. Batalhas de rap: confronto de conhecimentos. Revista Arruaça, São Paulo, n. 4, jan. 2016. Disponível em: https://casperlibero.edu.br/revista-arruaca/batalhas-de-rap-confronto-de-conhecimentos/. Acesso em: 19 mar. 2018.
BRANDILEONE, Ana Paula Franco Nobile. Literatura brasileira contemporânea: caminhos diversos. In: BRANDILEONE, Ana Paula Franco Nobile; OLIVEIRA, Vanderléia da Silva. Desafios contemporâneos: a escrita do agora. São Paulo: AnnaBlume, 2013. p. 17-33.
CAMPOS, Haroldo de. Serafim: um grande não-livro. In: ANDRADE, Oswald de. Serafim Ponte Grande. 9. ed. São Paulo: Globo, 2007. p. 13-46.
CANDIDO, Antonio. A nova narrativa. In: CANDIDO, Antonio. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1987. p. 199-215.
CHIARELLI, Stefania; DEALTRY, Giovanna; VIDAL, Paloma. Apresentação. In: CHIARELLI, Stefania; DEALTRY, Giovanna; VIDAL, Paloma. O futuro pelo retrovisor. Rio de Janeiro: Rocco, 2013. p. 7-14.
CUNHA, João Manuel dos Santos. Mãos de cavalo e a permanência da literatura em tempos de midiatização digital. In: PEREIRA, Helena Bonito (Org.). Novas leituras da ficção brasileira no século XXI. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2011. p. 197-224.
DALCASTAGNÈ, Regina. A auto-representação de grupos marginalizados: tensões e estratégias na narrativa contemporânea. Revista Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 42, n. 4, p. 18-31, 2007.
FERRÉZ. Pega ela. In: FERRÉZ. Pega ela. Ninguém é inocente em São Paulo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006. p. 19-22.
FRIEDMAN, Norman. O ponto de vista na ficção: o desenvolvimento de um conceito crítico. Tradução de Fábio Fonseca de Melo. Revista USP, São Paulo, n. 53, p. 166-182, mar.-maio 2002.
GALPERIN, Claudio. Justiça. In: OLIVEIRA, Nelson de. Geração 90: os transgressores. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003. p. 195-200.
PELLEGRINI, Tânia. Narrativa verbal e narrativa visual: possíveis aproximações. In: PELLEGRINI, Tânia et al. (Org.). Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Senac; Instituto Itaú Cultural, 2003. p. 15-35.
PELLEGRINI, Tânia. O outro lado do espelho: o simulacro na ficção de Sérgio Sant’anna. In: PELLEGRINI, Tânia. Despropósitos: estudos da ficção contemporânea. São Paulo: FAPESP; AnnaBlume, 2008. p. 101-116.
PEREIRA, Helena Bonito. Breves apontamentos para a história literária brasileira. In: PEREIRA, Helena Bonito. (Org.). Novas leituras da ficção brasileira do século XXI. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2011. p. 31-49.
SCHØLLHAMMER, K. Erik. Ficção brasileira contemporânea. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
TEPERMAN, Ricardo Indig. Improviso decorado. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, USP, n. 56, p. 127-150, jun. 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Ana Paula Franco Nobile Brandileone, Mariângela Alonso (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).