A indistinguibilidade fenomênica em Traffic de Kenneth Goldsmith

Autores/as

  • Otávio Guimarães Tavares Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.2.29-44

Palabras clave:

Traffic, Kenneth Goldsmith, Arthur Danto, indistinguibilidade, ontologia

Resumen

A obra Traffic, do escritor estadunidense Kenneth Goldsmith, transcreve 24 horas de uma rádio de trânsito em Nova Iorque em plena véspera de um feriado prolongado. Com o aspecto de um hiper-realismo angustiante, a obra pode ser compreendida dentro de uma tradição da arte conceitual e arte pop norte-americana. Ela coloca diante dos estudos literários o problema de uma indistinguibilidade material entre obra de arte e objeto comum. A partir de um exame pormenor das reflexões do filósofo estadunidense Arthur Danto acerca de uma indistinguibilidade fenomênica, o presente artigo pretende analisar quais as implicações que tal teoria da arte pode ter para a compreensão de Traffic e quais as consequências de compreendê-la como uma obra de arte literária.

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Biografía del autor/a

Otávio Guimarães Tavares, Universidade Federal do Pará

Professor de literaturas anglófonas na FALEM - Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas, no Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará. Doutor em Literatura.

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Publicado

2019-06-28

Cómo citar

Tavares, O. G. (2019). A indistinguibilidade fenomênica em Traffic de Kenneth Goldsmith. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 29(2), 29–44. https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.2.29-44

Número

Sección

Dossiê – Literatura Norte-Americana Contemporânea: Visões e Revisões