Fresa y Chocolate e Guantanamera
uma análise sobre a intertextualidade nas obras codirigidas por Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2020.25637Palabras clave:
Tomás Gutiérrez Alea, Juan Carlos Tabío, cinema cubano, análise narrativaResumen
O presente artigo tem como objetivo analisar como os elementos intertextuais compõem e impactam as narrativas fílmicas das obras Fresa y Chocolate (1993) e Guantanamera (1995), codireções cubanas de Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío. Para as análises, foram utilizados como referencial Edgar-Hunt, Marland e Rawle (2013), no intuito de compreender como se dá a intertextualidade no cinema e em quais categorias ela se divide. Assim, foi possível constatar que, apesar de serem dirigidos pela mesma dupla, os filmes se apropriam diferentemente da intertextualidade como forma de estruturar a narrativa. Enquanto Fresa é majoritariamente composto pelos elementos intertextuais, que perpassam o próprio cinema, a música, a literatura e as artes visuais e plásticas, Guantanamera se apropria infimamente dos elementos, mais para elucidar referências internas ao próprio filme e à cinematografia dos autores.
Descargas
Citas
ADORABLES mentiras. Direção: Gerardo Chijona. Cuba/Espanha: ICAIC/TVE, 1992. 1 arquivo digital (100 min), colorido.
ARÓSTEGUI, Natalia Bolívar. Los orishas em Cuba. La Habana: Editorial José Martí, 2017.
BORRERO, Juan Antonio García. Titón, Guantanamera y la muerte. La Siempre Viva: Revista de Literatura y Libros, La Habana, n. 27, p. 48-55, 2018.
CABALLERO, Rufo. La democracia del sabor. Revista Revolución y Cultura, La Habana, n. 6, p. 7-11, nov-dic. 1993.
CECÍLIA. Direção: Humberto Solás. Cuba/Espanha: ICAIC, Impala, 1982. 1 arquivo digital (127 min), colorido.
CHANAN, Michael. Titón y lo intertextual. Revista Temas, La Habana, n. 27, p. 63-65, oct.-dic. 2001.
CUBA. Ley nº 21, de 15 de fevereiro de 1979. Institui o primeiro Código Penal após a Revolução. Disponível em: http://www.parlamentocubano.cu/?documento=codigo-penal. Acesso em: 24 set. 2020.
DOLLY back. Direção: Juan Carlos Tabío. Cuba: ICAIC, 1968. 1 arquivo digital (11 min), colorido.
EDGAR-HUNT, Robert; MARLAND, John; RAWLE, Steven. A linguagem do cinema. Porto Alegre: Bookman, 2013.
EL ELEFANTE y la bicicleta. Direção: Juan Carlos Tabío. Reino Unido/Cuba: Channel IV, ICAIC, 1994. 1 DVD (81 min), colorido.
ÉVORA, José Antonio. Tomás Gutiérrez Alea. Madrid: Cátedra, 1996.
FRESA y chocolate. Direção: Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío. Cuba / México / Espanha: ICAIC, IMCINE, TeleMadrid, 1993. 1 DVD (108 min), colorido.
GUANTANAMERA. Direção: Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío. Cuba / Espanha / Alemanha: ICAIC, Prime Films, Alta Films, 1995. 1 DVD (105 min), colorido.
GUTIÉRREZ ALEA, Tomás. Dialética do Espectador: seis ensaios do mais laureado cineasta cubano. São Paulo: Summus, 1984.
GUTIÉRREZ ALEA, Tomás. Entrevista a Tomás Gutiérrez Alea, director de Guantanamera. [Entrevista concedida a] Diego Muñoz. La Vanguardia, Madri, p. 25, 29 de agosto de 1995.
GUTIÉRREZ ALEA, Tomás; TABÍO, Juan Carlos. Do roteiro ao filme (sobre Morango e Chocolate). In: ESPINOSA, Julio García et al. Simples assim: aulas de cinema na EICTV. São Paulo: Intermeios; San Antonio de los Baños, EICTV, 2012.
HASTA cierto punto. Direção: Tomás Gutiérrez Alea. Cuba: ICAIC, 1983. 1 DVD (68 min), colorido.
HERNÁNDEZ, Rafael. La hora de las UMAP: Notas para un tema de investigación. Revista Temas, dic. 2015. Disponível em: http://www.temas.cult.cu/node/2027. Acesso em: 26 set. 2019.
LA MUERTE de un burócrata. Direção: Tomás Gutiérrez Alea. Cuba: ICAIC, 1966. 1 DVD (85 min), p&b.
LARA, José Bell et al. Cuba: Periodo Especial. La Habana: Editorial UH, 2017.
LUCÍA. Direção: Humberto Solás. Cuba: ICAIC, 1968. 1 DVD (155 min), p&b.
NOVAIS, Marina de Morais Faria. Cuba refletida nas telas: uma análise narrativa das obras da codireção Alea-Tabío. 2019. Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.
PLAFF. Direção: Juan Carlos Tabío. Cuba: ICAIC, 1988. 1 DVD
(100 min), colorido.
SOME like it hot. Direção: Billy Wilder. Estados Unidos: Ashton Productions, The Mirisch Corporation, 1959. 1 DVD (132 min), p&b.
TEJADA, Aurelio Alonso. Catolicismo, política y cambio en la realidad cubana actual. Revista Temas, La Habana, n. 4, p. 23-32, oct.-dic. 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Marina Novais (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).