“Misterioso reino”
Fitzcarraldo, feminismo e teoria pós-colonial
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2021.29098Palabras clave:
literatura comparada, filosofia feminista, teoria pós-colonial, mímica colonial, FitzcarraldoResumen
O artigo parte da discussão sobre a literatura comparada na obra de Gayatri Spivak (2003), Death of a Discipline, para elaborar um modo de leitura de perto tipicamente feminista e pós-colonial, motivado por saberes parciais e localizados e uma ativa relação com o texto lido. Uma vez formulado e impelido ao encontro da teoria pós-colonial, este modo de leitura nos ajudará a recontar a história de Fitzcarraldo, filme de Werner Herzog, especialmente através da perspectiva dos índios que, resistentes ao contato com outros povos, surpreendentemente ajudam Fitzcarraldo a navegar e tornam-se indispensáveis na sua jornada. A junção dos conceitos transdisciplinares propostos pelo feminismo com a abordagem necessariamente política da teoria pós-colonial permite a este artigo criar e aprofundar-se no “reino misterioso” que Herzog menciona no diário escrito durante as filmagens.
Descargas
Citas
ARENDT, Hannah. Vita activa: la condizione umana. Milano: Tascabili Bompiani, 2004.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Tradução: Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
CAVARERO, Adriana. Inclinazioni: Critica della rettitudine. Milano: Raffaello Cortina Editore, 2013.
FITZCARRALDO. Direção: Werner Herzog. Munich: Werner Herzog Filmproduktion, 1982. 1 DVD (157 min.), color., 35mm.
GRAMSCI, Antonio. Quaderni del carcere. Volume secondo. Torino: Einaudi, 2014.
GREENBLATT, Stephen. Marvelous Possessions: the Wonder of the New World. Chicago: The University of Chicago Press, 2017. DOI: https://doi.org/10.7208/chicago/9780226525181.001.0001.
HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Tradução: Mariza Corrêa. Cadernos Pagu, Campinas, n. 5, p. 07-41, 1995. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1773. Acesso em: 20 jan. 2021.
HARAWAY, Donna. Staying with the Trouble: Making Kin in the Chthulucene. Durham and London: Duke University Press, 2016. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv11cw25q.
HARAWAY, Donna. The Companion Species Manifesto: Dogs, People, and Significant Otherness. Chicago: Prickly Paradigm Press, 2003.
HERZOG, Werner. Conquista do inútil. Tradução: Renata Dias Mundt. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
MORETTI, Franco. Conjeturas sobre a literatura mundial. Tradução: José Marcos Macedo. Novos Estudos CEBRAP, v. 3, n. 58, São Paulo, p. 173-181, nov. 2000. Disponível em: http://novosestudos.com.br/wp-content/uploads/2017/05/04_conjeturas_sobre_a_literatura.pdf.zip. Acesso em: 20 jan. 2021.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. An aesthetic education in the era of globalization. New York: Columbia University Press, 2012.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Death of a Discipline. New York: Columbia University Press, 2003.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Harlem. Social Text, v. 22, n. 4, p. 113-139, Winter 2004. DOI: https://doi.org/10.1215/01642472-22-4_81-113.
STENGERS, Isabelle; DESPRET, Vinciane. Women Who Makes a Fuss: The Unfaithful Daughters of Virginia Woolf. Minneapolis: Univocal Publishing, 2014.
WOOLF, Virginia. A Room of One’s Own and Three Guineas. London: Collins Classics, 2014.
WOOLF, Virginia. Um quarto que seja seu. Tradução: Maria Emília Ferros Moura. Colecção Fecunditas. Lisboa: Veja, 1978. Título original: A Room of One’s Own.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Carolina Correia dos Santos (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).