Alguma poesia, poesia alguma
a poética generalizada do primeiro romantismo e alguns poemas de Drummond
Palabras clave:
primeiro romantismo alemão, poesia-de-natureza, literatura moderna, Drummond, Rancière, revolução estéticaResumen
Contrastando trechos dos irmãos Schlegel com o tratado de Batteux sobre a imitação nas belas artes, este artigo analisa como o primeiro romantismo alemão lega à literatura moderna uma ideia irrestrita de poesia, menos um fazer definido do que potência difusa no mundo. Minha hipótese é que esta poética generalizada pensa a relação palavra/ação de modo a desestabilizar a intencionalidade intelectual e a ideia (essencial às poéticas clássicas) da poesia como luxo de espíritos refinados. Contudo, nem sempre crítica e teoria posteriores acolheram esse legado, como no caso de um texto sobre Drummond, em que Antonio Candido ressuscita concepções de poesia do paradigma clássico, hesitando em admitir a pertinência poética de uma palavra excetuada ao controle de um sujeito.
Descargas
Citas
ANDRADE, Carlos Drummond de. Nova reunião: 23 livros de poesia. 3. ed. São Paulo: José Olímpio, 1987.
ARISTÓTELES. Poética. Tradução Eudoro de Sousa. São Paulo: Nova Cultural, 1973. (Coleção Os Pensadores).
BATTEUX, Charles. As belas-artes reduzidas a um mesmo princípio. Tradução Natalia Maruyama e Adriano Ribeiro. São Paulo: Humanitas, 2009.
BENJAMIN, Walter. O conceito de crítica de arte no romantismo alemão. Tradução Márcio Seligmann-Silva. 3. ed. São Paulo: Iluminuras, 2011.
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 2. ed. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1977.
LACOUE-LABARTHE, Phillipe; NANCY, Jean-Luc. L’Absolu Littéraire: théorie de la littérature du romantisme allemand. Paris: Seuil, 1978.
NOVALIS [Friedrich von Hardenberg]. Pólen: fragmentos, diálogos, monólogo. Tradução Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Iluminuras, 2001.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução Mônica Costa Netto. 2. ed. São Paulo: EXO experimental org.; Editora 34, 2009.
RANCIÈRE, Jacques. La parole muette: essai sur les contradictions de la littérature. Paris: Hachette, 2010a.
RANCIÈRE, Jacques. O efeito de realidade e a política da ficção. Tradução Carolina Santos. Novos estudos CEBRAP, São Paulo, n. 86, p. 75-90, mar. 2010b. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-33002010000100004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/nec/a/4twWJzZKqthNjSyHxVnwtTP/#. Acesso em: 08 fev. 2024.
RANCIÈRE, Jacques. Políticas da escrita. Tradução Raquel Ramalhete, Laís Eleonora Vilanova, Ligia Vassalo e Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Editora 34, 2017.
SCHLEGEL, August Wilhelm. Doutrina da arte. Tradução Marco Aurélio Werle. São Paulo: Edusp, 2014.
SCHLEGEL, Friedrich Wilhelm. Fragmentos sobre poesia e literatura (1797-1803). Conversa sobre poesia. Tradução e notas Constantino Luz de Medeiros e Márcio Suzuki. São Paulo: Editora Unesp, 2016.
SCHLEGEL, Friedrich Wilhelm. O dialeto dos fragmentos. Tradução Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Maurício Chamarelli Gutierrez (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).