Erich Auerbach e a “História das opiniões” sobre Dante no Romantismo Alemão
Palabras clave:
Erich Auerbach, Dante Alighieri, Divina Comédia, Romantismo alemão, Filologia RomânicaResumen
Em „Entdeckung Dantes in der Romantik” (1929), Erich Auerbach conduziu uma “história das opiniões” sobre Dante na Alemanha, defendendo a hipótese que, no Romantismo, teriam surgido as primeiras leituras unitárias mais fundamentais da Divina Comédia. A seu ver, a origem da história dantesca remontaria a Giambattista Vico e a autores consagrados do Sturm und Drang, algo curioso se pensarmos nas tradições precedentes, desconsideradas pelo filólogo em seu texto. A razão deste silenciamento, argumenta-se, seria a condução de uma disputa pela construção de um projeto teórico próprio, pautado no reestabelecimento da historicidade dos textos poéticos ante a proposta estilística de separação entre esses domínios.
Descargas
Citas
AUERBACH, Erich. Dante als Dichter der irdischen Welt. Berlim: De Gruyter, 2001.
AUERBACH, Erich. Entdeckung Dantes in der Romantik. Deutsche Vierteljahrsschrift für Literaturwissenschaft und Geistesgeschichte, v. 7, p. 682-692, 1929.
AUERBACH, Erich. A descoberta de Dante no Romantismo. In: AUERBACH, Erich. Ensaios de Literatura Ocidental. Organização de Davi Arrigucci Jr. e Samuel Titan Jr. Tradução de Samuel Titan Jr. e José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Ed. 34, 2007. p. 289-302.
BENZMANN, Hans. Dante in Deutschland. Berliner Börsen-Zeitung, n. 401, p. 4, 28 august 1921. (Kunst und Wissenschaft).
BOUTERWEK, Friedrich. La Divina Commedia di Dante. FRIGO Gian Franco; VELLUCCI Giuseppe. Unità o Dualità della Commedia: Il Dibattito su Dante da Schelling ad Auerbach. Firenze: Leo S. Olschki Editore, 1994. p. 35-59.
DIMASSA, Daniel. Wir Haben Keine Mythologie: Dante’s Commedia and the Poetics of Early German Romanticism. 2014. Dissertation (Doctorate in Philosophy) – University of Pennsylvania, Philadelphia, 2014.
FRIEDERICH, Werner Paul. Dante’s fame abroad, 1350-1850: the influence of Dante Alighieri on the poets and scholars of Spain, France, England, Germany, Switzerland, and the United States. A survey of the present state of scholarship. Roma: Edizioni Di Storia e Letteratura, 1950
FRIGO Gian Franco; VELLUCCI Giuseppe. Unità o Dualità della Commedia: Il Dibattito su Dante da Schelling ad Auerbach. Firenze: Leo S. Olschki Editore, 1994.
GOETHE, Johann. Wolfgang. Sobre a arquitetura alemã [1772]. In: GOETHE, Johann. Wolfgang. Escritos sobre a Arte. Introdução, tradução e notas de Marco Aurélio Werle. São Paulo: Humanitas: Imprensa Oficial, 2005. p. 35-46.
GOTTSCHED, Johann Christoph. Die Deutsche Schaubühne. Leipzig: Verlegts Bernhard Christoph Breitkopf, 1730.
HEGEL, George Wilhelm Friedrich. Cursos de estética. v. IV. Tradução Marco Aurélio Werle. São Paulo: Edusp, 2004.
HERDER, Johann Gottfried. Von Deutscher Art und Kunst. Hamburg: [s. n.], 1773.
MANSEN, Mirjam. Denn auch Dante ist unser! Tübingen: Max Niemeyer verlag, 2003.
MERBACH, Paul Alfred. Dante in Deutschland. Dante-Jahrbuch, v. 5, p. 140-165, 1920.
REIS, Patrícia. Dante como Poeta da Unidade. Erich Auerbach e a Dantologia alemã dos anos 1920-1930. Orientador: Henrique Estrada Rodrigues. 2021. 198p. Tese (Doutorado em História) – Departamento de História, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
SCARTAZZINI, Giovanni Andrea. Dante in Germania: storia letteraria e bibliografia dantesca alemanna. Napoli: Ulrico Hoelpi Editore Libraio, 1881
SCHELLING, Friedrich W. J. Contro Bouterwek. In: FRIGO Gian Franco; VELLUCCI Giuseppe. Unità o Dualità della Commedia: Il Dibattito su Dante da Schelling ad Auerbach. Firenze: Leo S. Olschki Editore, 1994a. p. 60-63.
SCHELLING, Friedrich W. J. Dante sotto l’aspetto filosófico. In: FRIGO Gian Franco; VELLUCCI Giuseppe. Unità o Dualità della Commedia: Il Dibattito su Dante da Schelling ad Auerbach. Firenze: Leo S. Olschki Editore, 1994b. p. 25-34.
SCHLEGEL, August Wilhelm. Über Dante und die göttliche Komödie. In: BÜRGER, Gottgried August (Hrsg.). Akademie der schönen Redekünste, v. 1, parte 3, 1791. p. 239-301.
SCHLEGEL, August Wilhelm. Dantes Hölle. In: SCHILLER, Friedrich (Hrsg.). Die Hören. Tübingen: Cotta, 1795–97. 1. Jg. (1795), 3. Stück, p. 22–29, 4. Stück, p. 31–49, 8. Stück, p. 35-74.
SCHLEGEL, A. W. Ugolino aus Dantes Hölle. In: BECKER, G. G. (Hrsg.) Taschenbuch zum geselligen Vergnügen. Leipzig, 1813. p. 156-177.
VOLTAIRE, François-Marie Arouet. Oeuvres complètes de Voltaire. Paris: Garnier Frères, Libraires-Éditeurs, 1878. v. 18.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Patrícia Reis (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).