A função da oralidade em João Antônio e Geovani Martins
aspectos lexicais e sintáticos
Palabras clave:
João Antônio, Geovani Martins, literatura brasileira, análise linguística, oralidade, estiloResumen
A partir do confronto entre o uso da oralidade feito por João Antônio (1937–1996) e por Geovani Martins (1991–), este ensaio tem como objetivo analisar aspectos lexicais e sintáticos que representam a base da construção estética realizada pelos dois autores. Para tal, serão colocados em relação o conto “Paulinho perna torta”, de João Antônio (1975), e o romance Via Ápia, de Geovani Martins (2022). Apesar de a reprodução da expressividade, do ritmo, do fraseado, dos torneios da oralidade constituir, certamente, a base da poética dos dois escritores, existem diferenças substanciais, determinadas por um duplo fator: 1) a especificidade do gênero literário em que as duas obras analisadas se enquadram; 2) aspectos linguísticos (e ideológicos) distintos nos dois textos. Nesse sentido, como veremos, o uso da palavra “malandro” sinaliza um divisor de águas entre duas escolhas estéticas diferentes.
Descargas
Citas
ANTÔNIO, João. Leão-de-chácara. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
BERRUTO, Gaetano. Prima lezione di sociolinguistica. 14. ed. Bari: Laterza, 2004.
CANDIDO, Antonio. Na noite enxovalhada. In: ANTÔNIO, João. Contos reunidos. São Paulo: Cosac & Naify, 2012. p. 577-582.
CANDIDO, Antonio. Dialética da malandragem. In: CANDIDO, Antonio. O discurso e a cidade. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 2004. p. 17-46.
CUNHA, Celso. Em torno dos conceitos de gíria e calão. In: CUNHA, Celso. Sob a pele das palavras: dispersos. Organização, introdução e notas de Cilene da Cunha Pereira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: Academia brasileira de Letras, 2004. p. 237-262.
GARAVELLI, Bice Mortara. Il parlar figurato. Manualetto di figure retoriche. 12. ed. Bari: Laterza, 2010.
HOMERO. Odisseia. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
LACERDA, Rodrigo. Apresentação. In: ANTONIO, João. Contos reunidos. São Paulo: Cosac & Naify, 2012. p. 13-40.
MACÊDO, Tania. Malandros e merdunchos. In: ANTÔNIO, João. Leão-de-chácara. São Paulo: Cosac & Naify, 2002. p. 5-14.
MARTINS, Geovani. Via Ápia. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
MARTINS, Nilce Sant’Anna. Introdução à estilística: a expressividade na língua portuguesa. 2. ed. rev. e aum. São Paulo: T.A. Queiroz, 1997.
NASCENTES, Antenor. A gíria carioca. In: NASCENTES, Antenor. Estudos filológicos: volume dedicado à memória de Antenor Nascentes. Organização de Raimundo Barbarinho Neto; apresentação de Evanildo Bechara. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 2003. p. 593-598.
PRATA, Antonio. [Orelha do livro]. In: MARTINS, Geovani. O sol na cabeça. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
RIBEIRO, Leo Gilson. João Antônio, fascinado pelas palavras. É um perigo? Jornal da Tarde, São Paulo, 13 nov. 1982.
ZENI, Bruno. Sinuca de malandro: ficção e autobiografia em João Antônio. São Paulo: EDUSP, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Raphael Salomão Khéde (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).