Vermeer sob a luz da transtextualidade
DOI :
https://doi.org/10.17851/2317-2096.23.3.113-125Mots-clés :
transtextualidade, Vermeer, adaptação fílmica, écfraseRésumé
O artigo tem como objetivo analisar a relação existente entre três obras, todas intituladas Moça com brinco de pérola - o retrato de Johannes Vermeer, o romance de Tracy Chevalier e o filme de Peter Webber. A análise se baseia no conceito de transtextualidade, criado por Gérard Genette, que inclui cinco categorias: intertextualidade, paratextualidade, metatextualidade, arquitextualidade e hipertextualidade. Embora maior ênfase seja dada à hipertextualidade, as outras categorias também serão abordadas.
Téléchargements
Références
BARRETO, João. Moças, brincos e pérolas!. Disponível em: http://petshop.wordpress.com/2007/01/23/57/. Acesso em: 29 out. 2012.
CHEVALIER, Tracy. Girl with Pearl Earring. New York: Plume, 2001.
CHEVALIER, Tracy. Moça com brinco de pérola. Tradução de Beatriz Horta. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
CHEVALIER, Tracy. Mother of the Pearl. Dez. 2003. Entrevista concedida a Robert Colvile. In: OBSERVER. Guardian Unlimited. Disponível em: http://observer.guardian.co.uk. Acesso em: 29 out. 2012.
CLÜVER, Claus. Intermidialidade. Pós: 2 Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 8-23, 2008.
DINIZ, Thaïs F. N. Biopics/filmes biográficos: um gênero em expansão. In: VIEIRA, André S. et al. Mediações do fazer literário: texto, cultura & sociedade. Santa Maria: PPGL, 2009. p. 75-86.
GENETTE, Gérard. Palimpsests: Literature in the Second Degree. Translated by Channa Newman and Claude Doubinsky. Nebraska: University of Nebraska Press, 1997.
GIRL with a Pearl Earring. Direção: Peter Webber. Roteiro: Olivia Hetreed. Direção de fotografia: Eduardo Serra. United Kingdom, Luxembourg: Wild Bear Films, 2003. 1 DVD (100 min.), son., color.
HAMMON, Philipe. O que é uma descrição?. In: ROSSUM-GUYON, Françoise et al. (Org.). Categorias da narrativa. Tradução de Cabral Martins. Lisboa: Vega, [s.d.]. p. 57-76.
HUTCHEON, Linda. A Poetics of Postmodernism: History, Theory, Fiction. London: Routledge, 1990.
LOUVEL, Liliane. Nuances du pictorial. Poétique, n. 126, p. 175-89, 2001.
LOUVEL, Liliane. ‘Peindre les nuages pour evoquer la lune….’ L’allusion picturale. Graat: Publication des Groupes de Recherches Anglo-Américaines de l’Université François Rabelais de Tours, n. 31, p. 63-88, 2005.
LOUVEL, Liliane. Seeing Dutch Painting. 2006. Não publicado.
OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. Literatura e artes plásticas: o künstlerroman na ficção contemporânea. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto, 1993.
STAM, Robert et al. New Vocabularies in Film Semiotics: Structuralism, Post-structuralism and beyond. London; New York: Routledge, 1992.
VIEIRA, Miriam. Art and New Media: Vermeer’s Work under Different Semiotic Systems. 2007. 118 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.
WEISSTEIN, Ulrich. Literature and the Visual Arts. In: BARRICELLI, Pierre; GIBALDI, Joseph (Ed.). Interrelations of Literature. New York: MLA, 1982. p. 251-277.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Miriam de Paiva Vieira, Thaïs Flores Nogueira Diniz (Autor) 2013
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).