Heranças da escrita desde a condição feminina: notas sobre pintura e literatura

Auteurs

  • Luciana Abreu Jardim Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI :

https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.3.283-304

Mots-clés :

escrita, pintura, feminino, Julia Kristeva

Résumé

Na intenção de problematizar os efeitos do primado do falo em nossa cultura escrita, propõe-se um retorno a heranças soterradas pela hegemonia falocrática. Nesse sentido, a alternativa sugerida contra o rebaixamento da escrita produzida pelas mulheres encontra no pensamento de Julia Kristeva um caminho a ser percorrido pela teoria da literatura. A proposta sustenta-se no retorno a algumas referências pictóricas ocidentais que participam de diferentes obras dessa pensadora. No cruzamento da pintura e literatura, encontra-se em Polylogue a recuperação da leitura de Giotto por Matisse e reflexões acerca da cor. Em Possessões, nota-se que o debate se mantém a partir das reflexões em torno de Artemísia Gentileschi e de Georgia O’Keeffe. No volume O ódio e o perdão, as cartas o’keeffianas aprofundam a relação entre sua pintura e possíveis transformações sintáticas. Trata-se, portanto, de localizar, ao longo da obra de Kristeva, argumentos que produzam abertura a escritas por vir.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Luciana Abreu Jardim, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Letras pela PUCRS. Pós-doutora em Letras pela FURG (PNPD/Capes) e Pós-doutora na UFRGS.

Références

BENKE, Britta. Visiones del desierto. In: BENKE, Britta. Georgia O’Keeffe (1887-1986): flores en el desierto. Madrid: Taschen, 2003. p. 55-72.

DERRIDA, Jacques. Com o desígnio, o desenho. In: DERRIDA, Jacques. Pensar em não ver: escritos sobre as artes do visível (1979-2004). Organização de Ginette Michaud, Joana Masó, Javier Bassas. Tradução de Marcelo Jacques de Moraes. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2012. p 161-190.

GARRARD, Mary D. Artemisia Gentileschi: The Image of the Female Hero in Italian Baroque Art. Princeton: Princeton University Press, 1989, p.290.

JARDIM, Luciana Abreu. O corpo atravessado pela técnica. In: JARDIM, Luciana Abreu. Clarice Lispector e Julia Kristeva: dois discursos sobre o corpo. Orientador: Maria Eunice Moreira. 2008. 565 f. Tese (Doutorado em Letras – Teoria da Literatura) – Faculdade de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. p. 218-397.

KRISTEVA, Julia. As metamorfoses da “linguagem” na descoberta freudiana (Os modelos freudianos da linguagem). In: KRISTEVA, Julia. Sentido e contra-senso da revolta: poderes e limites da psicanálise I. Tradução de Ana Maria Scherer. Rio de Janeiro: Rocco, 2000, p. 62-112

KRISTEVA, Julia. Décollations. In: KRISTEVA, Julia. Visions Capitales (avec Liudvig Feïerbakh). Paris: Réunion des musées nationaux, 1998. p. 81-100.

KRISTEVA, Julia. Des madones aux nus: une représentation de la beauté féminine. In: KRISTEVA, Julia. La Haine et le pardon: pouvoirs et limites de la psychanalyse. Paris: Fayard, 2005. v. III, p. 143-173.

KRISTEVA, Julia. Falar em psicanálise: os símbolos da carne e do retorno. In: KRISTEVA, Julia. Meu alfabeto: ensaios de literatura, cultura e psicanálise. Tradução de Adriana Zavaglia. São Paulo: Ed. Sesc, 2017. p. 53-66.

KRISTEVA, Julia. La Forme inévitable. In: KRISTEVA, Julia. La Haine et le pardon: pouvoirs et limits de la psychanalyse. Paris: Fayard, 2005. v. III, p. 481-500.

KRISTEVA, Julia. La Joie de Giotto. In: KRISTEVA, Julia. Polylogue. Paris: Seuil, 1977. p. 383-408.

KRISTEVA, Julia. La Révolte intime: pouvoirs et limites da psychanalyse. Paris: Fayard, 1997. v. II.

KRISTEVA, Julia. La Révolution du langage poétique: l’avant-garde à la fin du XIX siècle. Lautréamont et Mallarmé. Paris: Seuil, 1974.

KRISTEVA, Julia. Le Génie féminin: la vie, la folie, les mots. Paris: Fayard, 2002. tome III: Colette.

KRISTEVA, Julia. Le Génie féminin: la vie, la folie, les mots. Paris: Fayard, 2000. tome II: Melanie Klein

KRISTEVA, Julia. Les Métamorphoses du “language” dans la découverte freudienne (Les modèles freudiens du language). In: KRISTEVA, Julia. Sens et non-sens de la révolte: pouvoirs et limites de la psychanalyse. Paris: Fayard, 1996. v. I, p. 51-102.

KRISTEVA, Julia. Possessions. Paris: Fayard, 1996.

KRISTEVA, Julia. Possessões. Tradução de Maria Helena Franco Martins. Rio de Janeiro: Rocco, 2003.

KRISTEVA, Julia. Pouvoirs de l´horreur. essais sur l’abjection. Paris: Seuil, 1980.

LISPECTOR, Clarice. Água viva. São Paulo: Círculo do livro, 1973.

MERLEAU-PONTY, Maurice. A linguagem indireta e as vozes do silêncio. In: MERLEAU-PONTY, Maurice. Textos escolhidos. Tradução e notas de Marilena de Souza Chauí, Nelson Alfredo Aguilar, Pedro de Souza Moraes. 2 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1984. p. 141-175.

MERLEAU-PONTY, Maurice. L’Oeil et l’esprit. Paris: Éd. Gallimard, 1964.

SHEPHERDSON, Charles. Uma libra de carne: a leitura lacaniana d’O visível e o invisível. Tradução de Ronaldo Manzi Filho. Discurso. São Paulo, n. 36, p. 95-126, 2007. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2007.38074.

Téléchargements

Publiée

2019-09-30

Comment citer

Jardim, L. A. (2019). Heranças da escrita desde a condição feminina: notas sobre pintura e literatura. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 29(3), 283–304. https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.3.283-304

Numéro

Rubrique

Dossier – Théorie et la critique littéraire au présent