O museu e a fórmula

a natureza domada em All the Light we Cannot See, de Anthony Doerr

Auteurs

Mots-clés :

Segunda Guerra Mundial, Anthony Doerr, All The Light we Cannot See, discurso científico, natureza, cultura, scientific discourse, nature

Résumé

Resumo: A busca por uma distinção entre “cultura” e “natureza” é uma constante no pensamento ocidental desde a Antiguidade. O projeto intelectual iluminista acelera esses esforços a partir de sua tentativa de tornar o mundo natural plenamente cognoscível e redutível à intelectualidade humana. A Segunda Guerra Mundial revela-se um evento transbordante fundamental para observar a crise deste modelo de pensamento. Neste sentido, este artigo propõe uma investigação sobre dois modelos de redução da natureza à cognição humana presentes no romance All the Light We Cannot See, de Anthony Doerr: o museu de história natural e a fórmula trigonométrica. A partir da noção de “natureza domada” proposta por Huyssen (2014) e a crítica sobre a “natureza por detrás do vidro” de Alberti (2008), busca-se ilustrar como Doerr encena, nas páginas do seu romance, a crise do pensamento iluminista deflagrada a partir da Segunda Guerra Mundial.
Palavras-chave: Segunda Guerra Mundial; discurso científico; natureza; cultura; All the Light We Cannot See; Anthony Doerr.

Abstract: The pursuit of a distinction between “culture” and “nature” is a staple of Western thought since Antiquity. The intellectual endeavor of the Enlightenment accelerates these efforts in its attempt to make the natural world completely cognizable and reducible to human intellect. The Second World War is a fundamental watershed event where one can observe the crisis of this model of thought. In this sense, this article proposes an investigation of two models that reduce nature to human cognition that are present in Anthony Doerr’s novel All the Light We Cannot See: the museum of natural history and the trigonometric formula. Departing from Huyssen’s (2014) notion of a “tamed nature” and Alberti’s (2008) critique of “nature behind glass”, it aims at illustrating how Doerr plays out, in the pages of his novel, the crisis of the Enlightened thought set in motion during the Second World War.
Keywords: Second World War; scientific discourse; nature; culture; All the Light We Cannot See; Anthony Doerr.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Luiz Gustavo Leitão Vieira, Pesquisador Independente (Egresso Pós-Lit/UFMG)

Tradutor Público e Interpréte Comercial da Língua Inglesa, aprovado em concurso público organizado pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais; doutor em Literatura Comparada, pela FALE/UFMG (2013); possui graduação em Letras pela Faculdade de Letras - UFMG (2005) e mestrado em Literaturas de Língua Inglesa pela Faculdade de Letras - UFMG (2007). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: Ilíada, narrativas de guerra, grande guerra de 1914-18. Membro fundador (2007) do NEGUE - Núcleo de Estudos de Guerra e Literatura, da Faculdade de Letras/UFMG.

José Otaviano da Mata Machado Silva, Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários/FALE-UFMG

José Otaviano da Mata Machado Silva é Doutorando em Teoria da Literatura e Literatura Comparada (Bolsista CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Literaturas de Língua Inglesa (Bolsista CNPq) e bacharel em Letras pela mesma instituição na habilitação de Estudos Literários de Língua Inglesa. Pesquisa narrativas de guerra em diferentes mídias. Atualmente desenvolve tese sobre romances históricos do século XXI sobre a Segunda Guerra Mundial. Outros trabalhos incluem uma investigação sobre narrativas de órfãos de guerra dos séculos XX e XXI, representações da guerra no rock'n'roll e no heavy metal, representações da Shoah em jogos digitais e aspectos teóricos relacionados aos testemunhos escritos por vítimas de guerras. É membro do NEGUE - Núcleo de Estudos de Guerra e Literatura da Faculdade de Letras da UFMG.

Références

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Tradução Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

ALBERTI, Samuel J. M. M. Constructing Nature behind Glass. Museum and Society, Leicester, v. 6, n. 2, p. 73-95, jul. 2008.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia, técnica, arte e política. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2011. p. 222-234. v. 1.

CYTRYNOWICZ, Roney. O silêncio do sobrevivente: diálogo e rupturas entre memória e história do Holocausto. In: SELIGMAN-SILVA, Márcio (org.). História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas: Editora da Unicamp, 2003. p. 123-138.

DOERR, Anthony. All the Light We Cannot See. New York: Scribner, 2014.

EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. Tradução de Sandra Castello Branco. São Paulo: UNESP, 2005.

HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.

KATZ, Victor J. A History of Mathematics: An Introduction. 3. ed. Boston: Pearson, 2009.

LOY, David R. On the Duality of Culture and Nature. Philosophica, Lisboa, v. 55, p. 9-35, jan. 1995.

OWENS, Jill. Interview with Anthony Doerr, Author of All the Light We Cannot See. Medium, [S. l.], 16 jul. 2015. Powell’s Books, não paginado. Disponível em: https://medium.com/@Powells/interview-with-anthony-doerr-author-of-all-the-light-we-cannot-see-3a3a501ccad2. Acesso em: 20 mai. 2022.

Téléchargements

Publiée

2023-04-03

Comment citer

Leitão Vieira, L. G., & da Mata Machado Silva, J. O. (2023). O museu e a fórmula: a natureza domada em All the Light we Cannot See, de Anthony Doerr. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 33(1), 56–77. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/40052

Numéro

Rubrique

Dossier: Nature et violence