A formação de um soldado

O quarto de Jacob, o romance de formação e a Grande Guerra

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.35699/2317-2096.2025.55275

Mots-clés :

O quarto de Jacob, Virginia Woolf, romance de formação, Primeira Guerra Mundial

Résumé

Neste artigo, temos como objetivo refletir sobre o romance de formação do início do século XX e a Primeira Guerra Mundial em O quarto de Jacob (1922), de Virginia Woolf. Argumenta-se que as experimentações formais com o narrador onisciente e com a caracterização do protagonista permitem a elaboração de críticas sobre a integração do indivíduo em seu âmbito social e sobre o aspecto teleológico do Bildungsroman tradicional. Com a Grande Guerra, as premissas temáticas e formais desse gênero literário transformam-se radicalmente. Em O quarto de Jacob, a morte anunciada do protagonista determina o télos do romance (a guerra) e a impossibilidade de integração social, questionando assim a própria noção de Bildung e de representação da realidade. Para discutir essas questões, debruça-se sobre o arcabouço teórico de Franco Moretti, Judy Little, Gregory Castle e Dorothea E. von Mücke.

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Publiée

2025-06-30

Numéro

Rubrique

Dossiê: James Joyce e Virginia Woolf: Experiências, limites e redefinições do modernismo

Comment citer

Braga Neves, J. (2025). A formação de um soldado: O quarto de Jacob, o romance de formação e a Grande Guerra. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 35(2), 75-87. https://doi.org/10.35699/2317-2096.2025.55275