A versão rosiana do Livro do Êxodo

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.35699/2317-2096.2026.63070

Mots-clés :

Guimarães Rosa, primeiras estórias, livro do êxodo, Transformação mítica

Résumé

Este ensaio sobre a importância literária do interesse do escritor João Guimarães Rosa a respeito de temas metafísicos e espirituais é dividido em duas partes. Na primeira delas destacamos algumas confissões do autor sobre “sonhos premonitórios, telepatia, intuições” (Rosa, [1967] 2009, p. 221), chamando a atenção para a relação dessas experiências pessoais com seu processo paritário de composição ficcional. Para desenvolver o apontamento desse “processo paritário”, na segunda parte do ensaio analisamos uma série de motivos imagéticos redigidos por Rosa em um par de contos espelhados de Primeiras estórias (1962) – a saber, “Sequência” e “Nada e a nossa condição” –, no intuito de propor a leitura desse par como uma espécie de versão literária, ou de transformação mítica, de alguns episódios centrais do enredo bíblico do êxodo hebraico.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

  • Rafael Pansica, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) | Campinas | SP | BR

    Rafael Pansica é Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2016), com mestrado na Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e graduação em Ciências Sociais pela UFMG (2004). É também mestre em Performance Musical pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é doutorando no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/Unicamp) com pesquisa na linha de Teoria e História Literária. Foi vencedor do XVI BDMG Instrumental (2016) em duas categorias: compositor e arranjador. Tem experiência na área das Artes (Literatura e Música) e da Antropologia, com ênfase em Literatura Brasileira, Teoria Literária, Guimarães Rosa, Música Brasileira, Etnologia Indígena.

Références

BÍBLIA SAGRADA. Petropolis: Ed. Vozes, 2005.

HAZIM, Elizabeth. Centralidade e ressonância. In: CASTRO, G.; ROWLAND, C.; BESSA, L. (orgs.). As Primeiras estórias de Guimarães Rosa. Brasília: Ed. UnB, 2024. p. 219-234.

JOSEPHUS, Flavius. The Antiquities of the Jews. Traduzido por William Whiston. Champaign, IL: Project Gutenberg. 2001. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/gu002848.pdf. Acessado em 08 set. 2025.

MACIEL Josemar de Campos; MARINHO, Marcelo. Teotopias poéticas do Brasil profundo: a mistagogia da novilha pitanga em “Sequência”, de João Guimarães Rosa. Teoliterária, v. 11, n. 24, p. 296-324, 2021.

ROSA, João Guimarães. Sagarana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001 [1946].

ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988 [1962].

ROSA, João Guimarães. Diálogo com Guimarães Rosa. (Entrevista concedida a Günter Lorenz). In: COUTINHO, E. de F. (org.). Guimarães Rosa: Coleção Fortuna Crítica 6. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983 [1965], p. 62-97.

ROSA, João Guimarães. Tutameia: Terceiras estórias. Rio de Janeiro: Ediouro, 2009 [1967].

ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. Lisboa: Tinta da China, 2022.

ROSENFIELD, Kathrin. No redemoinho do grande sertão das Primeiras estórias. In: CASTRO, G.; ROWLAND, C.; BESSA, L. (orgs.). As Primeiras estórias de Guimarães Rosa. Brasília: Ed. UnB, 2024 [2022]. p. 237-259.

Téléchargements

Publiée

2026-10-02

Numéro

Rubrique

Dossiê: Literaturas e Espiritualidades

Comment citer

Pansica, R. (2026). A versão rosiana do Livro do Êxodo. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 36(3), 169-183. https://doi.org/10.35699/2317-2096.2026.63070