Num caminho infinito para Ítaca: a presença e a ausência da escrita em Le Mépris, de Jean-Luc Godard, 1963
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.3.175-192Palavras-chave:
Jean-Luc Godard, adaptação, cinema e escrita, intermidialidade, Le MéprisResumo
Este artigo analisa as correspondências entre as especulações sobre o cinema e o papel das instâncias de escrita no filme Le Mépris (1963), de forma a entender como essa presença cumpre, mas ao mesmo tempo desestabiliza, a questão da adaptação. Examinar a escrita nesse filme através dessas modalidades permite concluir que nele a epopeia de Homero é limitada a um circuito de alusões e subscrições, de forma a propor que a adaptação da Odisseia “preferiu não se escrever” e afirmar que o filme “resiste” a uma ideia unívoca de “texto”, refletindo sobre o cinema tanto através da presença como da ausência da escrita.
Referências
ADAMS, Ross Exo. Foreground, Background, Drama: The Cinematic Space of Le Mépris. In: MACCABE, Colin; MULVEY, Laura (Ed.). Godard’s Contempt: Essays from the London Consortium. Oxford: Blackwell Publishing, 2012. p. 14-28.
AUMONT, Jacques. Moderno? Por que o cinema se tornou a mais singular das artes. Campinas: Papirus, 2008.
BAZIN, André. O Journal d’un curé de campagne e a estilística de Robert Bresson. In: BAZIN, André. O cinema: ensaios. São Paulo: Brasilense, 1991. p. 105-122.
BELLOUR, Raymond. (Not) Just an Other Filmmaker. In: BELLOUR, Raymond; BANDY, Mary Lea (Ed.). Jean-Luc Godard: son-image 1974-1991. New York: The Museum of Modern Art, 1992. p. 215-231.
CERISUELO, Marc. Le Mépris. Chatou: Les Éditions de la Transparence, 2006.
COUTINHO, Mário Alves. Escrever com a câmera: cinema e literatura na obra de Jean-Luc Godard. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2007.
HAYES, Kevin. The Body and the Book in Contempt. Studies in European Cinema, Abingdon, v. 1, n. 1, p. 31-41, 2004.
LE MÉPRIS. Direção de Jean-Luc Godard. Paris: Les Films Concordia, 1963. 1 DVD, 102 min.
MACAUX, Emily. A Postmodern Consideration of Jean-Luc Godard’s Le Mépris. In: CONLEY, Tom; KLINE, T. Jefferson (Ed.). A Companion to Jean-Luc Godard. Malden; Oxford: Wiley-Blackwell, 2014. p. 128-142. doi: https://doi.org/10.1002/9781118586815.ch9
MACCABE, Colin. Godard: A Portrait of the Artist at 70. London: Bloomsbury, 2003.
MACCABE, Colin. Introduction: Essays from the London Consortium. In: MACCABE, Colin; MULVEY, Laura (Ed.). Godard’s Contempt: Essays from the London Consortium. Oxford: Blackwell Publishing, 2012. p. 1-13.
MULVEY, Laura. Le Mépris (Jean-Luc Godard 1963) and Its Story of Cinema: A ‘Fabric of Quotations’. In: MACCABE, Colin; MULVEY, Laura (Ed.). Godard’s Contempt: Essays from the London Consortium. Oxford: Blackwell Publishing, 2012. p. 225-237.
PETHŐ, Ágnes. Cinema and Intermediality: The Passion for the In-Between. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars, 2011.
RANCIÈRE, Jacques. Os intervalos do cinema. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.
RODOWICK, David N. Reading the Figural, or, Philosophy after the New Media. Durham: Duke University Press, 2001.
ROWLAND, Clara. Ser sombra entre sombras: inscrição e circuito no cinema de Pedro Costa. In: ROWLAND, Clara; BÉRTOLO, José (Org.). A escrita do cinema: ensaios. Lisboa: Documenta, 2015. p. 207-221.
VINEY, William. “Not Necessarily in That Order”: Contempt, Adaptation and the Metacinematic. In: MACCABE, Colin; MULVEY, Laura (Ed.). Godard’s Contempt: Essays from the London Consortium. Oxford: Blackwell Publishing, 2012. p. 148-156.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Bruno Fontes (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).