“Discordâncias infinitas” em Entre os atos de Virginia Woolf

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.35699/2317-2096.2025.54422

Mots-clés :

Virginia Woolf, romance, formas literárias, modernismo

Résumé

O presente artigo pretende discutir o último romance da escritora inglesa Virginia Woolf, Entre os atos (1941), em conexão com suas percepções acerca da ficção moderna e de seus possíveis desenvolvimentos após a Segunda Guerra Mundial. Tal qual Eagleton (2005) e Bakhtin (2014), entre outros teóricos, Woolf via o romance como uma forma “canibal”, capaz de englobar todas as outras. Assim, ensaios como “Poesia, ficção e o futuro” (1927) e “Fases da ficção” (1929) demonstram o interesse da autora em investigar o status da ficção em seu tempo e sua visão de que transpor os limites entre poesia, prosa e drama possibilitaria novos caminhos para a representação da vida moderna. Logo, na medida em que é inerente à forma do romance resistir a regras e definições, Woolf entende que esta seria a melhor maneira de retratar as muitas contrariedades de sentimentos e vivências do indivíduo no início do século XX.

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Biographie de l'auteur

  • Carla Lento Faria, Universidade de São Paulo (USP) São Paulo | SP | BR

    Doutorado completo pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Usp

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Publiée

2025-06-30

Numéro

Rubrique

Dossiê: James Joyce e Virginia Woolf: Experiências, limites e redefinições do modernismo

Comment citer

Lento Faria, C. (2025). “Discordâncias infinitas” em Entre os atos de Virginia Woolf. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 35(2), 88-101. https://doi.org/10.35699/2317-2096.2025.54422